O governador Marconi Perillo, que está em missão oficial nos Estados Unidos, lamentou neste domingo (10/5) a morte do senador Luiz Henrique da Silveira:
"Recebi com profunda tristeza, neste domingo, a notícia do falecimento do meu amigo senador Luiz Henrique da Silveira, homem de elevadíssimo espírito público, profundamente comprometido com o desenvolvimento econômico e humano de Santa Catarina, seu Estado, e do Brasil. Sua morte representa uma enorme perda para a República, a democracia, a cultura e o Parlamento do País.
Apesar da dor de amigos e dos familiares, fica o aleto de que permanecerá para sempre entre nós a força do legado deste homem público de estatura ímpar. Como fundador do MDB (atual PMDB, partido no qual se manteve durante toda sua vida pública), o senador Luiz Henrique foi um dos protagonistas da redemocratização do Brasil.
Como parlamentar, manteve-se sempre coerente e intransigente na defesa de um Congresso Nacional forte e independente, conforme preceitua a Constituição Federal. Como prefeito de Joinville e governador de Santa Catarina, inseriu definitivamente seu Estado na relação das grandes economias do País.
Homem ilustrado e antes de tudo sábio, Luiz Henrique era um incentivador e mecenas das artes e da cultura. Sua obstinação em inserir Santa Catarina e o Brasil no circuito mundial das artes clássicas o levou a trazer, para nosso País, a primeira filial da Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, da qual ele se tornou patrono-fundador – feito que culminou na merecida e justa Ordem do Mérito Cultural Bolshoi Brasil.
A instalação da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville contribuiu decisivamente para a aproximação cultural entre Goiás e Santa Catarina, com o ingresso de jovens talentos goianos da dança na instituição. A formação de excelência da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – tal qual a russa – reconheceu, lapidou e projetou para o mundo o talento da jovem bailarina goiana Amanda Gomes.
Em nome de todos os goianos, registro nosso profundo pesar e solidariedade a todos os catarinenses, amigos e familiares do senador Luiz Henrique. Goiás também está em luto, assim como Santa Catarina e o Brasil. Nosso País perde um homem íntegro, altivo e criativo, mas guardará com carinho e espírito cívico o legado de Luiz Henrique da Silveira."
Nenhum comentário:
Postar um comentário