O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria prestigiaram na tarde deste domingo, 24, a abertura da edição 189 das Cavalhadas de Pirenópolis. A comitiva do governador foi composta por seis embaixadores representantes de seus países no Brasil. A encenação, que ocorre durante três dias, é composta por músicas específicas, diálogos, exercícios, disputa entre cavaleiros representando mouros e cristãos e torneios à moda medieval. O governador acompanha a festa há mais de 30 anos.
Acompanhado do prefeito da cidade Nivaldo Melo, Marconi cumprimentou populares e se disse contente de estar mais uma vez acompanhando, com a população de Pirenópolis e turistas de várias partes do país e até do exterior, essa que é uma das mais bonitas festas do Estado de Goiás. Segundo os organizadores, 100 mil pessoas acompanharam a encenação.
“Goiás é um Estado muito rico culturalmente e com grande diversidade na tradição e na religiosidade. Aqui em Pirenópolis, presenciamos uma das principais festas da tradição religiosa de Goiás e do País, com grande significado também na construção da nossa memória e da nossa história”, afirmou Marconi.
As Cavalhadas são uma das mais belas tradições de Pirenópolis e ao mesmo tempo uma demonstração do respeito que o povo pirenopolino tem por sua história. Desde 2010, a festa foi tombada como Patrimônio Histórico Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Acompanharam o governador os embaixadores no Brasil, Ordabayev Bakytzhan (Cazaquistão), Andrzej Braiter (Polônia), Brian Glynn (Irlanda), Johannes Petrus Maria (Holanda), Dirk Brengelmann (Alemanha) e Liliana Ayalde (Estados Unidos); o deputado federal Fábio de Sousa, os secretários Raquel Teixeira (Educação e Cultura), Vilmar Rocha (Meio Ambiente e Cidades) e o deputado estadual Zé Antônio.
Almoço
Antes de acompanhar a abertura das Cavalhadas, o governador recebeu os embaixadores para um almoço na cidade de Pirenópolis. Marconi presenteou cada visitante com um artesanato local e explicou sobre a importância das Cavalhadas para a cultura regional e nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário