terça-feira, 28 de abril de 2015

Governo de Goiás Inicia no Próximo Dia 4 Cursos do e-Tec Brasil em Goiás

Ampliação do número de vagas, de 500 para 900, foi tema
de entrevista no Jornal Brasil Central – 1ª edição

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) inicia, no próximo dia 4 de maio, os cursos de habilitação profissional técnica de nível médio subsequente do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) em Goiânia, Catalão e Anápolis. Serão atendidos 900 alunos selecionados pelo Edital nº 01/2015 que previa, inicialmente, 500 vagas para os sete cursos disponibilizados.


A ampliação do número de vagas foi assunto de entrevista em edição - veiculada na última semana - do Jornal Brasil Central, da Agência Brasil Central, com a coordenadora geral do Sistema e-Tec Brasil, Carmem Sandra Ribeiro do Carmo, que trabalha no Núcleo do Programa Bolsa Futuro da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).


Ao justificar a grande demanda pelos cursos, a coordenadora afirmou que a educação a distância é hoje uma realidade e que, para os que não têm tempo de ir para a escola para os cursos presenciais, essa é uma grande oportunidade para uma formação. Com os cursos do sistema e-Tec, segundo ela, as pessoas conseguem se formar com a mesma qualidade que nos cursos totalmente presenciais. Cada curso técnico tem 20 horas presenciais para atividades específicas e provas.


Na entrevista, Carmem Sandra Ribeiro do Carmo destacou que para esta etapa do e-Tec Brasil em Goiás estão sendo oferecidos sete cursos: Administração, Contabilidade, Secretariado, Multimeios Didáticos, Logística, Informática e Hospedagem, nos três polos. São cursos gratuitos com duração de 800 a 1.200 horas de aulas, com seleção feita a partir da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou da nota global do Ensino Médio.


Para participar dos cursos, conforme lembrou a coordenadora geral do e-Tec Brasil em Goiás, é preciso que a pessoa tenha terminado o Ensino Médio, tenha 16 anos ou mais, conhecimento básico de informática e disponibilidade de, pelo menos, 20 horas semanais para os estudos. Carmem Ribeiro considera esses cursos técnicos praticamente um passaporte para o mercado de trabalho.


Os cursos do e-Tec Brasil utilizam plataforma moodle do Ministério da Educação (MEC) e têm cerca de 80% da carga horária a distância. Quinzenalmente, os alunos comparecem aos Itegos para atividades pedagógicas presenciais, entre elas as provas. No estado de Goiás, os cursos do e-Tec Brasil são ofertados pelo Itego Sebastião Siqueira, em Goiânia – Administração, Contabilidade e Secretariado; Itego Agnaldo de Campos Neto, de Catalão – Administração, Contabilidade e Logística; e Itego de Anápolis, em Anápolis – Logística, Hospedagem, Informática e Multimeios Didáticos.


O sistema e-Tec Brasil visa expandir e democratizar o acesso de jovens e adultos a cursos técnicos de nível médio a distância, contribuindo para inserir esse público no mercado de trabalho. É também finalidade o atendimento aos arranjos produtivos locais, fortalecendo as atividades econômicas nas regiões de acordo com as vocações locais, reduzindo o êxodo para os grandes centros urbanos.


Portal
Ainda na entrevista à TV, a coordenadora afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está preocupada em mediar a inserção desses jovens e adultos no mundo profissional. Para tanto, está preparando um portal para possibilitar às empresas cadastrarem suas demandas e, ao mesmo, permitir que os jovens coloquem ali os seus currículos. Essa plataforma servirá tanto ao e-Tec Brasil quanto aos demais programas de qualificação profissional do governo do estado de Goiás, como o Bolsa Futuro.


Durante a entrevista ao Jornal Brasil Central, Carmem Ribeiro falou também do Bolsa Futuro, o programa estadual que na edição anterior qualificou mais de meio milhão de pessoas, sendo que 200 mil pessoas receberam incentivo financeiro, além dos cursos gratuitos, e outras 300 mil vagas foram abertas à comunidade em geral que tiveram acesso gratuito às formações. Para este ano, segundo afirmou, o Bolsa Futuro está sendo estruturado para atender mais de perto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) em todo o estado. Os cursos deverão começar em agosto deste ano. Os interessados poderão procurar um dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos), cujos endereços são encontrados na página eletrônica da SED: www.sed.go.gov.br.

Nenhum comentário: