sábado, 18 de abril de 2015

Goiás Amplia de 500 para 900 as Vagas nos Cursos do e-Tec Brasil

Procura superou expectativas, o que demonstra excelência dos cursos em Goiás; 
coordenação é da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) ampliou o número de vagas nos cursos de habilitação profissional técnicas de nível médio subsequente do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) para atender os 900 alunos selecionados. O Edital nº 01/2015 para a seleção dos estudantes previa inicialmente 500 vagas para as três cidades-polos. No entanto, a demanda superou as expectativas da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia da SED, exigindo um novo Plano de Trabalho Anual que foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a coordenadora geral do Sistema e-Tec Brasil da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carmem Sandra Ribeiro do Carmo, a grande procura pelos cursos nesta terceira edição do programa em Goiás demonstra o alto nível de excelência na qualidade do atendimento que é feito no Estado. “Esses cursos são praticamente um passaporte para o mercado de trabalho”, diz a coordenadora, ressaltando que jovens e adultos com bom desempenho no Enem e também nos três anos do Ensino Médio estão procurando a formação técnica para se prepararem para o mundo profissional.

São ofertados cursos gratuitos de habilitação profissional em Administração, Contabilidade, Hospedagem, Informática, Logística, Multimeios Didáticos e Secretariado, na modalidade a distância em Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) localizados em Goiânia, Anápolis e Catalão.

Os cursos têm de 1000 a 1.300 horas de aulas, e duram, em média, de um ano a um ano e meio. A seleção é feita a partir da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (boletim com resultado) ou da nota global do Ensino Médio (histórico escolar), sendo 50% para cada modalidade.

Com a ampliação do número de vagas aprovada pelo MEC, em Goiânia serão 100 vagas para o curso de Administração, 100 para Contabilidade e 50 para Secretariado. Em Anápolis, o curso de Logística terá 125 alunos; de Hospedagem, 50 alunos; de Informática, 100 alunos; e o de Multimeios Didáticos, 50. Em Catalão, o curso de Administração ficou com 100 vagas; de Contabilidade, também com 100 vagas; e o de Logística com 125 vagas. Os cursos terão início no próximo mês e terminam no segundo semestre do próximo ano ou no primeiro semestre de 2017. Os de Administração, Hospedagem e Secretariado terminam em agosto do próximo ano; os de Contabilidade e de Logística vão até outubro; o de Informática vai até novembro; e o de Multimeios Didáticos, até março de 2017. 

Os cursos do e-Tec Brasil utilizam plataforma moodle do Ministério da Educação e têm cerca de 80% da carga horária a distância. Quinzenalmente, os alunos comparecem aos Itegos para atividades pedagógicas presenciais, entre elas as provas. No estado de Goiás, os cursos do e-Tec Brasil são ofertados pelo Itego Sebastião Siqueira, em Goiânia – Administração, Contabilidade e Secretariado; Itego Agnaldo de Campos Neto, de Catalão – Administração, contabilidade e Logística; e Itego de Anápolis, em Anápolis – Logística, Hospedagem, Informática e Multimeios Didáticos.

O sistema e-Tec Brasil tem por objetivo expandir e democratizar o acesso de jovens e adultos a cursos técnicos de nível médio a distância, contribuindo para inserir esse público no mercado de trabalho. É também finalidade o atendimento aos arranjos produtivos locais, fortalecendo as atividades econômicas nas regiões de acordo com as vocações locais, reduzindo o êxodo para os grandes centros urbanos.

Nenhum comentário: