Após uma série de reuniões de trabalho com as direções das estruturas jurisdicionadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), quando foram discutidos projetos e programas que já estavam em execução e novas ações a serem instituídas em breve, o vice-governador e titular da SED, José Eliton, deu início a um roteiro de visitas às sedes destes nove órgãos.
Nesta terça-feira (24), ele esteve na Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e na Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), onde debateu as demandas e propostas dos servidores que ali trabalham. Estava acompanhado pelo superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio de Lima.
“Sentimo-nos acolhidos nessa nova estrutura vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O clima entre os funcionários é de muito otimismo”, declarou o recém-empossado presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo. Ele também apresentou ao vice-governador relatórios de atividades da Agência e detalhou a estrutura da instituição. “Temos uma equipe de ‘experts’ preparada para fazer com que Goiás alcance indicadores ainda melhores e que comprovem a eficiência do trabalho deste governo”, pontuou.
Criada em 2003 pelo governador Marconi Perillo, a Agrodefesa é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público interno com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. É responsável por planejar e executar ações de controle da sanidade animal e vegetal . Foi o trabalho ostensivo desse órgão, por exemplo, que conferiu a Goiás o status de “estado com zona livre da aftosa”, há mais de 10 anos.
A estrutura operacional da Agrodefesa mantém unidades locais de atenção veterinária e agronômica nos 246 municípios goianos, além de 18 gerências regionais, 19 postos fixos de fiscalização, 11 postos móveis de fiscalização, três laboratórios de apoio e Administração Central. “Venho aqui hoje para reforçar o compromisso do governador Marconi Perillo com este órgão. Mesmo sendo muito ‘jovem’, com quase 15 anos de existência, sempre foi muito bem gerenciado. Quero aqui entender todos os desafios e apontar as soluções”, disse José Eliton.
Durante a visita, o secretário também ouviu representantes do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários (Sinfeago), que articulam melhorias profissionais para a categoria. O vice-governador falou sobre o processo pelo qual passa a administração - o que incluiu corte de gastos, ajuste fiscal e redefinição de ações prioritárias – e afirmou que cada demanda será cuidadosamente avaliada.
Emater
Na Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, o vice-governador foi recebido pelo presidente Pedro Arraes, que fez questão de apresentar-lhe cada um dos departamentos e seus servidores. “Entendemos que ao fazer parte de uma estrutura como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, somos, ao mesmo tempo, parte de um projeto maior para Goiás”, disse Arraes. Em resposta, o titular da SED disse que a secretaria está de “portas abertas para implementar políticas em conjunto, equalizar ações e aprofundar o diálogo com o órgão”.
Fundada em de março de 1959 como Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás, a Emater tem hoje como principal função fomentar a produção agrícola por meio da assistência técnica, pesquisa agropecuária e atividades correlatas ao desenvolvimento rural sustentável. Atende prioritariamente à agricultura familiar.
Fotos: Jota Eurípedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário