terça-feira, 31 de março de 2015

SBT Conquista no Superior Tribunal de Justiça Acesso a Dados do Ibope

Dados sobre a metodologia de aferição de audiência do Ibope terão de ser revelados ao SBT. Isso porque, após 14 anos de processo, a emissora de Silvio Santos conseguiu ganhar na justiça esse direito. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve em despacho final a sentença de 2003. As informações são do site Notícias da TV.

De acordo com o site comandado pelo jornalista Daniel Castro, não cabe mais recurso ao processo, que começou em 2001 após o SBT questionar a medição de audiência minuto a minuto. No mesmo ano, o Ibope chegou a punir o canal com suspensão 24 horas do serviço por que a emissora violou as regras de divulgação dos números - o Ibope proíbe a veiculação de números em tempo real para não influenciar a audiência. Com a situação e por se sentir lesado, o SBT resolveu abrir o processo.

A sentença permite que o SBT tenha acesso à localização dos peoplemeters para saber se a amostra representa as classes sociais e distribuição social. São cerca de seis mil aparelhos no Brasil, sendo, aproximadamente, 930 em São Paulo. Todos são instalados em sigilo. O Ibope afirma que seu trabalho é feito de acordo com padrões e normas internacionais para garantir a qualidade do serviço.



Nenhum comentário: