terça-feira, 31 de março de 2015

Messi Japonês Abandona Barcelona


Takefusa Kubo: a promessa que deixou o Barcelona por ser proibida de jogar

O Barcelona sofreu uma baixa importante em suas categorias de base, neste fim de semana. O japonês Takefusa Kubo, de 13 anos, um dos mais promissores jogadores de La Masia, deixou o clube e voltou a seu país-natal.

O motivo é a punição da Fifa à equipe catalã, pela irregularidade na contratação de jovens jogadores.


Take, como é conhecido, era um dos nove garotos que estava impossibilitado de jogar pela equipe. Ele só poderia voltar a participar de competições depois de completar 18 anos. Uma espera longa demais para o jogador e sua família.

O japonês chegou ao Barcelona na temporada 2011/12, depois de ser o destaque de um torneio na Bélgica, defendendo o Fukuoka. Em La Masia, começou com brilhantismo a escalada nas categorias de base: foi artilheiro do time Alevin C, e um dos destaques do Alevin A.
GETTY

'Messi japonês' só poderia jogar em 2019

Só que nos dois últimos anos, com a nova regra de contratações da Fifa, a participação do garoto limitou-se a amistosos e treinamentos. E o jovem, que já foi chamado de "Messi japonês", acabou impedido de fazer o que mais gostava.

No fim de 2014, a família de Take - a mãe mora em Barcelona; o pai, no Japão -, começou a considerar um retorno ao país asiático. Na última sexta-feira, o garoto comunicou aos companheiros de time do Infantil A que estava de saída.

Debandada - Além de impedir o Barcelona de fazer contratações para a equipe profissional até o fim da temporada 2015/16, a punição da Fifa também se aplica aos jogadores que foram incorporados ao clube de maneira irregular, segundo a entidade.

A lista, além de Takefusa Kubo, tem outros oito atletas. Um deles, o francês Kais Ruiz, também já deixou o clube. Dois foram emprestados a outros clubes, e cinco - três sul-coreanos, um camaronês e um estadunidense - continuam apenas treinando, sem participar de jogos.

Nenhum comentário: