segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Entrevista Coletiva do Governador Marconi Perillo na Assembleia Legislativa

O governador Marconi Perillo participou neste domingo (1.º/2) da solenidade de instalação da 17.ª legislatura da Assembleia Legislativa.

Ao final, o governador falou com os jornalistas. Confira a íntegra da entrevista coletiva, em que Marconi foi questionado sobre os discursos de posse, medidas no Detran e sobre a reforma administrativa.

Discursos dos representantes da base aliada e da oposição na solenidade de posse

Isso é natural, eu mesmo já fiz muitas críticas quando fui um dos líderes da oposição na 11.ª legislatura. Recebo com naturalidade as críticas do contraditório, afinal de contas nós, graças a Deus, vivemos num regime democrático. A expectativa que eu tenho é a melhor possível na relação com o Legislativo. Nós temos aqui parlamentares muito experientes, outros que estão começando agora, são muitos parlamentares novos, que vão trazer oxigênio e gás novo aqui para a Assembleia e estou bastante tranquilo com relação à nossa bancada de sustentação. É uma bancada mais numerosa do que a que tínhamos anteriormente. Nós teremos cerca de 30 parlamentares no bloco da situação e, pelo que percebo deles, todos estão muito dispostos a fazer a defesa intransigente, a defesa consistente, segura e convincente do nosso governo aqui na Casa. Eu saio daqui bastante tranquilo pelas manifestações que recebi de toda a Assembleia. Praticamente toda a Assembleia se manifestou favorável a mim, com aplausos efusivos, com demonstração de respeito, apreço e consideração. Pra falar a verdade, eu também não achei grosseiro ou agressivo o discurso do deputado estadual José Nelto. Ele fez o papel dele, que é de fiscalizar, de apontar equívocos e nós vamos continuar cumprindo o nosso papel, que é o de corrigir as falhas que ainda existem e avançar na modernização do desenvolvimento do Estado. Nunca se teve em Goiás um tempo em que tantos investimentos foram feitos na área do desenvolvimento econômico, na infraestrutura, na logística, na educação, na saúde e na segurança. Os números falam por si sós. Nós fizemos investimentos e tivemos avanços altamente expressivos nesses períodos. E por isso nós temos bastante credibilidade para defender o nosso trabalho e o nosso legado.


Medidas no Detran
Eu me reuni com a nova diretoria do Detran e estipulei um prazo curto para que esses problemas técnicos sejam definitivamente resolvidos. A garantia que a diretoria me deu – e eu dei um ultimato à diretoria – é que, em pouco tempo, os sistemas novos estarão operando com agilidade, sem com menos burocracia e com mais eficiência. A minha determinação é para que tenhamos eficiência no Detran como já estamos tendo em outras áreas, como em nossos hospitais.


Agenda com ministro Kassab
Gilberto Kassab virá aqui como ministro, é meu amigo, ele vai visitar o prefeito de Goiânia, nós vamos juntos participar de uma cerimônia na Praça Cívica de autorização para o início das obras de revitalização da Praça, cujo projeto foi feito por nós, e nós o cedemos à Prefeitura e, com recursos do Iphan e do governo federal – do PAC das Cidades Históricas –, nós vamos começar essa obra agora sob a administração da Prefeitura. Depois teremos um encontro administrativo. Ele está trazendo toda a equipe dele, nós vamos pegar toda a nossa equipe da área de Cidades e de Infraestrutura para discutirmos assuntos importantes, como por exemplo, programas na área de resíduos sólidos e na área de mobilidade urbana.


Reforma administrativa e medidas para reduzir o custo da máquina
Todo mundo no Brasil deveria estar movido pela preocupação que eu tenho. A economia brasileira vive uma crise muito grande, muito grande. Nós vamos ter retração econômica, vamos ter redução da atividade econômica e é preciso tomar medidas de austeridade. Eu espero que os outros Estados façam isso também e isso é um exemplo para os municípios, que também passam por muitos apertos. Com a experiência que tenho, eu corri logo, logo depois da eleição, tomei as medidas que precisavam ser tomadas e vou tomar muitas outras, porque o mais importante pra gente é dar eficiência aos serviços públicos e ter dinheiro para os investimentos.


Leitos de UTI no Estado
UTI é assunto para o governo federal. E é importante registrar, até porque isso foi citado pelo deputado da oposição, que aqui em Goiás nós não temos déficit em leitos de UTIs porque o governo do Estado está completando o dinheiro que o governo federal envia através do SUS para as UTIs em Goiás. Para vocês terem uma ideia, o governo federal envia cerca de R$ 500,00 para pagamento de leito de UTI. Um leito de UTI custa R$ 1.500,00. Se o Estado de Goiás não estivesse complementando em R$ 900,00 o custo de cada leito de UTI, nós estaríamos vivendo um apagão de UTI aqui no Estado. Essa é grande verdade. Nós tínhamos, quando entrei no governo, 100 leitos a menos que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, hoje nós temos 300 leitos a mais, exatamente porque nós tomamos essas medidas de complementar o dinheiro para manter as UTIs.








Nenhum comentário: