segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Marconi Lança Obra do Hospital do Servidor Público


Ao fechar um ano em que a Saúde de Goiás foi vitrine para o País, com o mais eficaz modelo de gestão por meio de Organizações Sociais, o governador Marconi Perillo assinou, hoje à tarde, autorização para início das obras de construção do Hospital do Servidor Público(HSP). “Estamos chegando o final desde mandato com chave de ouro”, resumiu o governador, ao destacar que a construção do HSP é a maior demonstração da qualidade e da vitalidade da gestão do Ipasgo, do planejamento que foi feito nos últimos anos e do compromisso que o governo tem com os servidores públicos. 

Marconi ressaltou o esforço que foi feito, de 2011 para cá, visando o saneamento financeiro da instituição. “De uma dívida de R$ 500 milhões, seis meses de atrasos com fornecedores, com pessoas físicas e jurídicas, o Ipasgo hoje é superavitário”, ressaltou Marconi. Segundo ele, o órgão além de quitar as faturas antes do prazo previsto em lei, que é de 60 dias, reajustou as tabelas de serviços prestados, além de ter ampliado a rede conveniada, o leque de especialidades contempladas e a contratação de novos profissionais. “Agora, lançamos a concretização de um sonho, que é a construção desse hospital”, afirmou Marconi, ao garantir que a qualidade será a mesma dos hospitais da rede estadual.

Ao fazer referência a uma citação usada pelo presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, segundo a qual “o serviço público é patrimônio daqueles que não têm patrimônio”, Marconi disse que trabalha para que todos os órgãos da administração tenham “o dinamismo do Ipasgo”, que de uma situação pré-falimentar, deficitária, passou para uma outra condição, superavitária, com recursos planejados para serem investidos a favor daqueles que, no caso do servidores, “nos auxiliam na tarefa de governar Goiás”.

O governador disse ainda concordar plenamente com a afirmação de que o serviço público tem de ser o grande patrimônio daqueles que não têm patrimônio. Para ele, se o Estado avança mais na área da Saúde, com a construção do HSP, é porque o governo está empenhado para que a Saúde seja um desses patrimônios, não apenas dos servidores, mas dos 6,5 milhões de goianos.

Ele afirmou que, nos próximos quatro anos, vai se dedicar ainda mais para que se tenha “vários Ipasgos”, espalhados por toda a administração pública. “O compromisso é de que tenhamos, em todas as áreas, órgãos que possam expressar o compromisso com a transformação do serviço público num verdadeiro patrimônio dos goianos”, disse, ao concluir que seu compromisso pessoal é fazer um governo que possa “encher os olhos dos goianos e resolver situações que ainda estão pendentes”.

O projeto – O Hospital do Servidor Público será erguido em um terreno de 21,4 mil metros quadrados, localizado na Avenida Bela Vista, no Parque Acalanto, região Sul de Goiânia. A unidade terá 8 blocos, sendo que 1 deles terá 3 pavimentos, além de estacionamento no subsolo.

O HSP terá atendimento ambulatorial em diversas especialidades, centro cirúrgico equipado para intervenções de alta complexidade, central de diagnóstico laboratorial e de exames de imagem, UTIs de pediatria, neonatal e adulta, além de um auditório. Toda estrutura de apoio ao funcionamento de um hospital de grande porte está contemplada no projeto, como lavanderia, centrais de nutrição e de gás. Serão 40 leitos para internação em apartamento, 76 em enfermaria, 30 de UTIs, 25 de recuperação, 18 de quimioterapia e 22 de emergência, totalizando 211 leitos. Os recursos para construção do hospital serão integralmente disponibilizados pelo Ipasgo.
Na mesma solenidade, realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador assinou ordem de serviço para implantação da segunda etapa do Programa de Otimização do Atendimento aos Usuários do Ipasgo. Trata-se de um programa de valorização e remuneração diferenciada a hospitais que se enquadrem em critérios estabelecidos pelo Instituto. “Remuneraremos melhor quem atender melhor os nossos usuários”, resumiu o presidente do órgão, Francisco Taveira Neto.

Participaram da solenidade, entre outras autoridades, os secretários Halim Girade (Saúde), José Taveira Rocha (Fazenda), Leonardo Vilela (Segplan), José Carlos Siqueira (Casa Civil), Adauto Barbosa (Controladoria-Geral), Alexandre Tocantins (PGE), o presidente do Conselho de Excelência das Organizações Sociais, Nion Albernaz, deputados federais, estaduais e representantes do Fórum de Entidades dos Servidores Públicos.

Nenhum comentário: