segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Governador Inaugura Ampliação da Subestação Xavantes da Celg


Um transformador de 138/13.8 KV com capacidade de 33 mil KVA e 35 quilômetros de circuitos na tensão de 13.800 volts que amplia a distribuição de energia elétrica a consumidores residenciais, comerciais, industriais e de serviços públicos, foram inaugurados na tarde desta segunda-feira (29) pelo governador Marconi Perillo, na Subestação Xavantes, localizada na região Norte da capital, entre Goiânia e Nova Veneza.

Esse conjunto de obras, além de aumentar a oferta de energia para Goiânia e Entorno da capital, permitirá o alívio do sistema elétrico que atende as Subestações Ferroviário e Aeroporto, supridoras do Setor Norte Ferroviário, Criméia, Centro, Balneário, Oeste, Aeroporto, Funcionários, Coimbra dentre outros, representando um universo de 40 mil consumidores.

Os investimentos na ampliação da Subestação e nos circuitos demandaram o montante de R$ 12,37 milhões. Inicialmente, a subestação vai operar com 20.000 kVA, devendo atingir sua capacidade máxima em três anos, aliviando, desta forma, as unidades transformadoras das subestações Ferroviário e Aeroporto e diminuindo o carregamento das linhas Xavantes—Ferroviário e Xavantes—Aeroporto.

Outras obras para a Grande Goiânia estão em andamento, com previsão de conclusão até maio do próximo ano, como as ampliações das Subestações Anhanguera, que prevê melhorias do atendimento aos Distritos Industriais de Aparecida de Goiânia e Carajás, e que pretende melhorar o serviço de energia na Região Sudoeste da cidade. O montante destes investimentos alcança R$ 34,21 milhões.

No discurso de saudação ao governador, o presidente em exercício da Celg D, Elie Chidiac, elogiou o governo por ter viabilizado um acordo com a Eletrobrás que retomasse os investimentos na empresa. “A solução para o problema da Celg mostra a visão de estadista e estratégica do governador com a preocupação na infraestrutura e em especial com a empresa indutora do desenvolvimento do estado”, declarou.

Em seu pronunciamento, o governador fez uma retrospectiva dos problemas que afetaram a saúde financeira da Celg ao longo dos anos e das medidas tomadas para salvar a empresa e preservá-la como patrimônio dos goianos.

“Ao longo dos últimos anos, a Celg passou por muitas dificuldades de caixa para fazer novos investimentos. Eu fui muito criticado por conta das dificuldades vividas pela Celg, especialmente depois que eu deixei o segundo governo. Os meus adversários procuraram sempre atribuir a mim responsabilidades que quase sempre não eram minhas. Afinal de contas, não fui o responsável pela privatização de Corumbá I e tampouco responsável pela privatização de Cachoeira Dourada. Pelo contrário, como deputado eu ingressei com mandado de segurança contra a privatização. Também não fui responsável pelas dificuldades dos anos 2006 a 2010. Mas assumi a minha quota de responsabilidade como governante, procurando fazer um bom acordo com a Eletrobrás, que evidenciou a empresa e não os meus interesses e nem os interesses do caixa do tesouro”, disse o governador.

Marconi entende que a retomada dos investimentos da Celg significa a volta por cima da empresa que, durante os últimos anos, ficou sem recursos para novas e necessárias obras de expansão de seus serviços. “Temos agora a garantia de que a Celg continuará a ser a grande âncora para o nosso desenvolvimento. Vamos continuar a dar garantias aos investidores de que Goiás tem a energia de que eles precisam para alavancarmos seus negócios em Goiás”, salientou.

Um comentário:

DJREGIS disse...

Uma das PIORES companhias de energia do país.
Estou ha umas 4 horas sem energia, e isso sem exagero NENHUM, esse mes faltou energia quase todos os dias, e no mes passado tambem. Isso é so uma maquina de fazer dinheiro, onde retira bilhoes e invente uma merreca.