sábado, 30 de agosto de 2014

No próximo governo, Marconi irá construir mais 20 Centros de Cultura e Convenções em Goiás

Em bate-papo online nesta quinta-feira, governador interagiu 
com internautas ao lado de Siron Franco

Goiás terá mais 20 grandes Centros de Cultura e Convenções em diferentes regiões do Estado. A informação foi dada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) nesta quinta-feira (28/08), durante bate papo on line com internautas, cujo tema foi “Cultura”. “Além do que está sendo finalizado em Anápolis e do que será construído em Aparecida de Goiânia, serão 20 novos centros nos maiores municípios goianos que ainda não contam com um local deste porte”, disse ele, estimando que o valor de cada um deles seja da ordem de R$ 10 milhões.

Marconi adiantou também que pretende transformar prédios históricos da Praça Cívica em museus, como o Palácio das Esmeraldas. “Acabamos de repassar ao Ministério da Cultura um projeto de revitalização da Praça Cívica. Estamos na expectativa de que seja aprovado e de que dê tudo certo”, revelou o governador, que estava ao lado, durante o bate-papo virtual, do artista plástico Siron Franco. 

Marconi disse ainda que espera concretizar importantes parceiras com o poder público municipal para revitalizar o Centro histórico de Goiânia. “Gostaria muito de ver todos os prédios desta região repaginados. Hoje temos muitos letreiros, muitas coisas que enfeiam estas edificações. A Capital é o segundo principal centro histórico em art déco do mundo. Precisamos de uma política capaz de revitalizar globalmente esse espaço para que a população veja o que há de mais belo nessa arquitetura”, declarou.

Siron Franco
Esse foi o terceiro bate-papo ao vivo de Marconi com usuários das redes - que enviam perguntas -, e teve a participação do artista plástico goiano Siron Franco. A ação é realizada todas terças e quintas-feiras, no início da tarde, sempre com um tema específico e um convidado especial. 

Um dos internautas quis saber o que poderia ser feito para fomentar a cultura nas escolas estaduais. Siron Franco defendeu que os próprios alunos e funcionários participem ativamente com ideias e projetos. “Estudei em colégios públicos e penso que os estudantes precisam vislumbrar suas escolas como seus espaços, dizendo o que querem e o que esperam”, comentou o artista. “Marconi é, na minha opinião, o governador mais sensível à cultura que Goiás já teve”, acrescentou.

No início de agosto, Siron já havia se referido a Marconi, publicamente, como o “governante que mais olhou pela cultura”. Em um vídeo gravado pelo artista e que circulou nas redes sociais, ele disse: “Você é uma pessoa muito querida, governador. O senhor e sua família! Muita força aí! Quando precisar de mim, estou às ordens. Agradeço por olhar pela cultura goiana. Tenho certeza que, no próximo mandato, o senhor fará ainda muito mais pela nossa cidade e por este Estado. Um grande abraço e conte comigo!"

Fundo de Cultura
O governador teve oportunidade para listar as realizações de seu governo para área, como a criação - e a continuidade - de diversos festivais e, mais recente, a implantação do Fundo Estadual de Cultura. “Acredito que a grande ação desse governo na cultura foi a criação e instituição deste Fundo. É importante salientar que, em agosto, todos os projetos que estavam aptos a serem pagos já foram pagos”, lembrou. “A tendência é que, a cada ano, o Fundo cresça até chegarmos pelo menos ao segundo lugar entre os estados em volume de recursos”, garantiu, ao vivo.

Em relação a outras questões formuladas pelos internautas sobre o Fundo de Cultura, Marconi adiantou que produtores e artistas interessados em pleitear recursos para seus projetos terão consultoria gratuita. “O Goiás Criativo vai funcionar como uma espécie de Vapt Vupt Cultural. Com a contratação de consultores, teremos condição de oferecer consultorias para que os projetos se viabilizem. Queremos simplificar e facilitar a vida dos interessados”, observou.

Nenhum comentário: