domingo, 31 de agosto de 2014

Estádio Olímpico de Goiânia Vai Ser Inaugurado Com Um Grande Jogo de futebol

Ao visitar hoje o canteiro de obras do novo Estádio Olímpico, que faz parte do complexo esportivo do Centro de Excelência do Esporte, o governador Marconi Perillo manifestou sua convicção de que “esta é uma obra de primeiro mundo, com muita qualidade”.

Previsto para ser entregue em novembro deste ano, o estádio contará com pista de atletismo importada da Alemanha, que já está no Porto de Santos para ser trazida a Goiânia nos próximos dias. Também em breve será iniciado o plantio da grama. Os estacionamentos na parte subterrânea já estão prontos.

No momento, as obras estão concentradas na instalação da cobertura de parte da arena, que terá capacidade para receber 12 mil pessoas. A cobertura, flexível e leve, é do mesmo padrão e mesma tecnologia usada nas arenas mais modernas do mundo. Na parte superior da arquibancada coberta serão instaladas 12 cabines para a imprensa.

Durante a visita, o governador anunciou que o Estádio Olímpico terá também um museu que contará a história do esporte no Estado, especialmente do futebol. “Já designei o jornalista Jayro Rodrigues da Silveira, que militou muito tempo na área do esporte, para ser o organizador deste museu. Ele liderará um grupo que ficará responsável por pesquisar e angariar o material que formará o museu”, informou Marconi.

A inauguração será marcada com a realização de um grande jogo de futebol. “Vamos trazer um grande clássico para esta data, que marcará também a inauguração do Centro de Excelência”, concluiu.

Segundo a Agetop, as obras de construção do Estádio Olímpico já estão 60% concluídas. Cerca de 100 homens trabalham no local. A Agetop constrói também o Laboratório de Capacitação e Pesquisa, integrante do Centro de Excelência do Esporte, que já está com 85% das obras concluídas, restando apenas os serviços de implantação de pisos e louças.

O Centro de Excelência do Esporte atuará como um poderoso instrumento de inclusão social, incentivando e valorizando a formação de profissionais, promovendo o desenvolvimento de novos talentos e formando uma nova geração olímpica.

Com capacidade para atuação em nível nacional e internacional, planejado e adaptado para atletas paraolímpicos, o complexo contará com os seguintes módulos: Ginásio de Esportes; Laboratório de Capacitação e Pesquisa; Parque Aquático e Estádio Olímpico.

O Ginásio Rio Vermelho já está concluído. Sua estrutura conta com capacidade para 4.000 espectadores, piso flexível e placar eletrônico. Lá são realizados torneios e jogos até de nível internacional.

No coração do complexo, está o Laboratório de Formação e Pesquisa. Nele serão realizados os programas de capacitação que através de um trabalho intensivo e em parceria com instituições de ensino superior certificarão anualmente cerca de 300 futuros profissionais.

O módulo foi contemplado com uma ampla área de convivência para realização de eventos englobando palestras e convenções para troca de informações voltadas ao conhecimento esportivo. Sua estrutura contará com alojamentos podendo abrigar atletas de todo o país e ainda receberá diversas especialidades laboratoriais que, com supervisão de especialistas (médicos, nutricionistas, e fisioterapeutas), permitirão traçar o perfil do atleta, melhorar sua performance e formar futuros campeões em diferentes modalidades esportivas.

O prédio contém, em seu pavimento superior, uma ampla área onde foram construídas quatro quadras com medidas oficiais permitindo a realização de treinamentos de alto rendimento.

O Centro de Excelência do Esporte terá ainda salas de estudo, biblioteca, alojamentos, lojas, restaurante, área de convenções, estacionamento coberto, laboratórios, auditório com 240 cadeiras, academia, quadra para futebol de salão, quadra para handebol, quadra para basquete e quadra para vôlei.

O Parque Aquático foi concebido para receber diversos segmentos esportivos incentivando atletas em todas as suas categorias. Além de iniciação esportiva, serão realizados treinamentos e torneios nas quatro modalidades olímpicas: Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais. Ele é dotado de piscina para saltos ornamentais, piscina olímpica, duas piscinas semi-olímpicas, arquibancada e área de convivência.

Nenhum comentário: