segunda-feira, 30 de junho de 2014

Copa do Mundo: França e Alemanha Jogam Para Evitar Zebras Africanas


No terceiro dia de disputas pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a África lançará um enorme desafio à Europa. A Argélia se classificou aos mata-matas pela primeira vez na história e não teme mais nenhum adversário — nem mesmo a tricampeã mundial Alemanha. Afinal, os dois países já se enfrentaram duas vezes e o retrospecto não deixa margem a dúvidas: foram duas vitórias argelinas, uma em amistoso de 1964 (2x0) e outra na fase de grupos do Mundial de 1982 (2x1).

A França também perdeu da Nigéria no único confronto entre as duas nações, em 2009. Os Bleus realizaram um começo de Mundial exemplar e marcaram oito gols em dois jogos antes de passarem em branco no empate com o Equador. Já os nigerianos tiveram uma campanha de altos e baixos numa chave mais equilibrada que o previsto. Embora não tenham conseguido balançar as redes do Irã no jogo de estreia, eles venceram o principal concorrente, a Bósnia e Herzegovina, antes de fazerem a sua melhor apresentação contra a Argentina, apesar da derrota por 3 a 2. A tradição e as estatísticas são favoráveis aos franceses, mas qual será o verdadeiro rosto das duas equipes quando a brazuca começar a rolar em Brasília?

Os jogos
Oitavas de final
França x Nigéria, Estádio Nacional, Brasília, 13h (hora local)
Alemanha x Argélia, Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, 17h (hora local)

Artilharia
O alemão Miroslav Klose, que já marcou 15 gols em Mundiais, só precisa de mais um para superar o brasileiro Ronaldo e se tornar o maior artilheiro da história da Copa do Mundo da FIFA. Klose colocou cinco bolas na rede em 2002, outras cinco em 2006, quatro em 2010 e uma em 2014. 

Marca inédita 
A Nigéria é a primeira equipe africana a alcançar a etapa de mata-matas em três oportunidades (1994, 1998 e 2014). O melhor desempenho de uma seleção da África em Copas do Mundo é a participação nas quartas de final, feito registrado por Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010).

Reencontros
No dia 2 de junho de 2009, a Nigéria derrotou a França por 1 a 0 em amistoso realizado na cidade de Saint-Etienne. Cinco jogadores presentes no Brasil participaram daquele encontro: os franceses Patrice Evra, Loïc Rémy e Karim Benzema e os nigerianos Peter Odemwingie e Vincent Enyeama. 

No bom caminho 
Desde 1958, esta é a sexta vez que a França se classifica para os mata-matas, e o país sempre chegou às semifinais quando conseguiu superar a fase de grupos: 1958 (terceiro lugar), 1982 (quarto lugar), 1986 (terceiro lugar), 1998 (campeão), 2006 (vice-campeão).



Números
Contra a Argélia, a Alemanha disputará a sua partida de número 889 com um excepcional balanço de 515 vitórias, 181 empates e apenas 192 derrotas. Ao longo desses encontros, os alemães marcaram a bagatela de 1.996 gols, o que representa uma média de 2,24 por partida.



Jogadores suspensos
Nenhum

Ameaçados
Benedikt Höwedes (Alemanha); Nabil Bentaleb, Nabil Ghilas, Liassine Cadamuro, Djamel Mesbah e Madjid Bougherra (Argélia); Paul Pogba e Patrice Evra (França);
Juwon Oshaniwa, Kenneth Omeruo e John Obi Mikel (Nigéria

Nenhum comentário: