segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Jogo Sujo do Prefeito de Bela Vista de Goiás

Prefeito Eurípedes do Carmo
A expressão “lobo em pele de cordeiro” tem origem numa frase de uma parábola de Jesus, proferida no Novo Testamento: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7:15-20). Esta passagem refere que a verdadeira natureza é revelada pelas ações “Pelos seus frutos os conhecereis”. Surgiu também um provérbio latino que diz: “Pelle sub agnina latitat mens saepe lupina” (Sob uma pela de ovelhas, muitas vezes se esconde uma mente de lobo). 


O que está acontecendo na cidade de Bela Vista de Goiás comprova nos tempos atuais, uma passagem bíblica e mostra que o atual prefeito Eurípedes José do Carmo (PSC),  age de acordo com um lobo vestido na pele de um cordeiro. 

Vice Prefeita Nárcia Kelly
Eurípedes do Carmo foi reeleito prefeito de Bela Vista  tendo a jovem vereadora Nárcia Kelly como vice-prefeita. Narcia havia sido a vereadora mais votada na eleição anterior. Alguns compromissos assumidos pelo prefeito para convencer Nárcia a aceitar ser vice na sua chapa, foram feitos na "Festa da Comunidade do Cará" embaixo de uma frondosa gameleira, diante de milhares de pessoas presentes, entre elas este jornalista. 

Curiosamente neste dia, o prefeito proibiu a entrada no local de máquinas fotográficas e celulares que pudessem registrar suas palavras. Estava ali a figura do lobo vestido de ovelha. Assim que ganhou a eleição, Eurípedes deixou de cumprir compromissos  com  Narcia Kelly. O lobo começou a se revelar e com pulso firme, Nárcia rompeu relações políticas com o prefeito.

Porém para boa parte da população de Bela Vista de Goiás, o prefeito Eurípedes permanecia sendo cordeiro. O tempo se encarregaria de mostrar o contrário. Nárcia, mesmo afastada da prefeitura, continuou tendo grande prestígio junto á população, enquanto a rejeição a administração de Eurípedes só aumentava.

Deputado Luiz Carlos do Carmo
O prefeito Eurípedes do Carmo vem amargando altos índices de rejeição na sua administração e apoia a candidatura a governador de Vanderlan Cardoso. Enquanto seu irmão, o deputado Luiz Carlos do Carmo (PMDB), eleito pela força da igreja, teve  mais de 5 mil votos em Bela Vista na última eleição, apoia a candidatura a governador de Júnior Friboi.

 As vésperas de nova eleição para deputado, a jovem vice prefeita surgiu com força para ser candidata a deputada estadual, liderando todas as pesquisas de intenção de voto no município.  


Nárcia Kelly foi convidada pela deputada federal Magda Moffato,  para fazer dobradinha em Bela Vista,  em apoio a candidatura a reeleição do governador Marconi Perillo. O prefeito e o deputado se desesperaram e elaboram um plano para tirar Nárcia da disputa eleitoral deste ano. 

O plano foi traçado, o prefeito Eurípedes do Carmo nas véspera do feriado "inventou" que precisava tirar férias em Paris e enviou um pedido de licença de 30 dias para a Câmara de vereadores, antes decretou ponto facultativo. O objetivo era fazer Nárcia assumir a prefeitura, tornando-a assim,  inelegível para a eleição deste ano, não podendo ser candidata a deputada estadual. Para obrigar Nárcia a assumir o prefeito combinou com os vereadores de que se Nárcia pedisse licença para não assumir, essa seria negada pelos vereadores. Com essa medida o prefeito beneficiária diretamente seu irmão, o deputado Luiz Carlos do Carmo.

Nárcia assumiu a prefeitura e de imediato começou a fazer as mudanças que a população clamava. Dois dias após a posse, a prefeita interina demitiu cinco secretários e nomeou três substitutos. As medidas, além de rápidas, causaram alguns constrangimentos, como o impasse judicial envolvendo o secretário de administração da cidade, Vanderlan Celso e Silva, afastado na ocasião.


Segundo Nárcia, Vanderlan teria retirado uma caixa de documentos de dentro da secretaria sem autorização. Em contrapartida, a então prefeita solicitou um mandado de busca e apreensão na casa do secretário, que foi autorizado pela Justiça. Os documentos não foram encontrados e Vanderlan Celso e Silva afirmou ter retirado apenas objetos pessoais. 

Nárcia determinou que fosse passada a limpo as contas da prefeitura e anunciou que enviaria a Câmara Municipal dois projetos, um reduzindo o valor do IPTU e  outro reajustando os salários dos servidores da prefeitura. Antes iria solicitar um estudo de impacto financeiro no município. Nárcia   encaminhou projeto de lei que as pessoas portadoras de necessidade especiais, que tivesse apenas um imóvel fosse isentadas do pagamento do IPTU e As medidas pegou de surpresa os lobos escondidos em pele de ovelhas. Outra medida tomada por Nárcia foi a criação da guarda municipal.

Desesperado, com a agilidade e maneira de trabalhar da vice -prefeita que em um dia fez mais que ele em 6 anos,  o prefeito deu ordem para que todos os servidores comissionados, nomeados por ele pedissem demissão, sob ameaça de que quem  não pedissem, seriam demitidos por ele assim que ele retornasse de viagem. O objetivo era inviabilizar a administração de Nárcia. Ordem dada, ordem obedecida. 90 funcionários comissionados da prefeitura pediram exoneração.


Sem mais poder se esconder na pele de cordeiro,  o lobo decidiu se revelar por inteiro e cancelou "suas merecidas férias em Paris" para retornar ao comando da prefeitura, já que seu objetivo político principal tinha sido atingido: Tirar Nárcia da disputa por uma vaga para deputada. Sob pressão,  servidores passaram a agredir verbalmente a vice prefeita que recebeu ameaça dentro de seu próprio gabinete. Como é de costume, o lobo sempre nega que seja lobo,  o vídeo obtido com exclusividade pelo blog do Cleuber Carlos, mostra a matilha em ação. Eurípedes pediu e teve aprovado pela Câmara pedido de licença de 30 dias, mas retornou das Férias com dois dias. Ele nunca ligou e nem falou com vice -prefeita.

Nárcia foi desrespeitada como vice-prefeita e como mulher. Xingada de todos os palavrões dentro do gabinete na presença do prefeito e seus puxa-sacos. O tio de Nárcia foi agredido fisicamente e registrou queixa na delegacia.

No entanto, o prefeito Eurípedes do Carmo, não esperava que sua atitude fosse condenada pela população, ao mesmo tempo que Nárcia recebesse apoio "em massa" da população de Bela Vista. 

O prefeito pode ter conseguido, por enquanto, atingir seu objetivo político, mas pagou o preço de ter que revelar o lobo que se escondia no cordeiro. 

Nárcia Kelly mostrou que é uma mulher que não se acovarda com pressões, jogadas políticas e baixarias. Enfrentou os lobos com coragem e dignidade.

A população de Bela Vista, certamente saberá distinguir na próxima eleição para a prefeitura,  o lobo da ovelha!

Um comentário:

Unknown disse...

Temos que começar uma revolução no Brasil, destituir todos esses dinossauros que estão na politica.#votonulo!!!!!!!!!!!