Kuala Lumpur, Malásia (CNN ) - Autoridades de inteligência dos EUA estão se inclinando para a teoria de que "aqueles no cockpit " - os pilotos da Malásia Airlines Flight 370 - foram responsáveis pelo misterioso desaparecimento do avião comercial , um oficial dos EUA com conhecimento direto do pensamento mais recente , revelou à CNN no sábado.
A revelação veio seguida da notícia de que as autoridades da Malásia procuraram a casa do piloto, um movimento que surgiu no mesmo dia em que o primeiro-ministro Najib Razak disse a jornalistas no avião saiu de curso devido à ação deliberada aparente tomado por alguém a bordo.
O governo da Malásia estava procurando um motivo para procurar a casa do piloto e do co-piloto durante vários dias. Mas foi apenas nas últimas 24 a 36 horas , quando os dados de radar e de satélite veio à tona, que as autoridades acreditavam que tinham razão suficiente para percorrer as residências, de acordo com o funcionário dos EUA, que falou sob condição de anonimato.
" Os balaios não fazem isso sem provas", disse o oficial. Não está claro se o governo da Malásia acredita que um ou ambos os homens poderia ser responsável pelo que aconteceu quando o Boeing 777-200 ER desapareceu 08 de março em rota de Kuala Lumpur para Pequim.
O que sabemos sobre a tripulação do cockpit
O funcionário destacou as conclusões finais foram elaborados e todas as discussões de inteligência internas são baseados em avaliações preliminares do que é conhecido até hoje.
Outros cenários ainda podem surgir. A noção de um seqüestro não foi descartada, disse o funcionário.
Uma fonte próxima à investigação disse à CNN que a polícia da Malásia tinha procurado a casa do piloto Zaharie Ahmad Shah , de 53 anos . Shah vive em um condomínio fechado de alto padrão em Shah Alam, fora de capital de Kuala Lumpur na Malásia .
Duas vans foram carregados com sacos pequenos , semelhantes aos sacos de compras, na casa do co- piloto, de 27 anos de idade Farq Ab Hamid, de acordo com uma equipe da CNN que observou as atividades na residência. Não ficou claro se os sacos foram retirados da casa , e a polícia não fez nenhum comentário sobre suas atividades lá .
Najib deixou claro em uma conferência de imprensa que, à luz dos mais recentes desenvolvimentos, as autoridades têm reorientado a sua investigação para a tripulação e os passageiros a bordo.
Sem dúvida, eles vão vasculhar através do manifesto do vôo e olhar mais para ver se algum dos passageiros a bordo teve treinamento de vôo ou ligações a grupos terroristas .
Um alto funcionário da aplicação da lei dos EUA disse à CNN que os investigadores estão a examinar cuidadosamente a informação até agora recolhida sobre os pilotos para determinar se há alguma coisa para indicar um plano ou um motivo.
Isso parece apoiada por relatórios de inteligência preliminares dos EUA, que o funcionário dos EUA disse que mostram o avião estava em algum tipo de vôo controlado em uma altitude relativamente estável e o caminho quando se mudou de rumo e voou em direção ao Oceano Índico. Presume-se por funcionários dos EUA ter deixado de funcionar, talvez depois de ficar sem combustível .
' Alguém agindo deliberadamente '
O primeiro indício de que , talvez, um ou ambos os pilotos estavam envolvidos começa a partir da volta que o avião fez, uma ação deliberada acentuada a partir da última comunicação com os controladores de tráfego aéreo em Kuala Lumpur, e antes que ele teria de se comunicar com os controladores de vietnamitas , de acordo com o oficial dos EUA com conhecimento do pensamento mais recente da inteligência.
"Este é o lugar perfeito para começar a desaparecer ", disse o oficial.
Radar militar mostraram que o avião voou em direcção oeste para trás ao longo da península da Malásia , disse Najib . Acredita-se, em seguida, virou a noroeste em direção à Baía de Bengala ou em outras partes do sudoeste do Oceano Índico, disse ele.
" A evidência é consistente com alguém agindo deliberadamente a partir de dentro do avião ", disse o primeiro-ministro , confirmando oficialmente o desaparecimento do avião não foi causado por um acidente. ".... Apesar de relatos da mídia de que o avião foi sequestrado , estamos investigando todas as grandes possibilidades sobre o que causou MH370 para desviar. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário