Foto de Fan Fest em Berlin durante a Copa de 2006 |
O que normalmente é uma tradição das mais saudáveis durante a realização das Copas do Mundo, a Fan Fest está se tornando um dos pesadelos das cidades-sedes e da FIFA para a Copa no Brasil.
A cidades de Recife e do Rio de Janeiro estão receosas dos custos e de eventuais prejuízos financeiros e políticos com os eventos.
A Fan Fest foi uma inovação da Copa de 2006 na Alemanha. A idéia era colocar telões em grandes áreas abertas onde a população que não conseguiu ingressos para assistir os jogos nos estádios pudesse torcer, promovendo uma verdadeira festa do futebol.
Em São Paulo a festa que foi programada para acontecer no Vale do Anhangabaú tem o custo estimado em R$ 11 milhões. Como a Prefeitura não quer arcar com este custo, haverá uma terceirização do evento para empresas que com isto poderão vender cotas de patrocínios, comidas e bebidas a outras empresas fora do grupo das patrocinadoras oficiais da FIFA.
Enquanto isto nas outras cidades fica uma queda de braço entre a FIFA e as cidades sedes. Segundo a entidade máxima do futebol, as cidades sedes quando assinaram os contratos para receberem jogos da Copa automaticamente assumiram o compromisso de realizar a Fan Fest. As cidades que não cumprirem o acordo estarão sujeitas a uma pesada multa.
A Prefeitura de Recife já declarou que não haverá dinheiro público para o evento.
A grande verdade é que as cidades sedes tem um verdadeiro temor pois a segurança destes eventos com milhares de pessoas ficará totalmente a cargo delas.
Enquanto isto ontem em São Paulo houve mais uma manifestação contra a Copa. Aproximadamente 2 mil manifestantes andaram pelas ruas de São Paulo obrigando a PM a interditar a Avenida Paulista nos dois sentidos.
Ao final do protesto a PM Paulista divulgou que 5 manifestantes foram detidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário