segunda-feira, 17 de março de 2014

Campeonato Goiano: Anapolina x Atlético é Uma das Semifinais

O Goianão viveu neste domingo, dia 16 de março, a 4ª e penúltima Rodada do 3º Turno da 1ª Fase, com os seguintes resultados: pelo Grupo A, Atlético 2x0 Crac e Trindade 1x5 Anápolis, e pelo Grupo B, Aparecidense 2x0 Vila Nova e Grêmio Anápolis 1x0 Anapolina, folgando respectivamente o Goiás, pelo Grupo A e o Goianésia, pelo Grupo B. 

Faltando a última rodada e quatro jogos para o encerramento desta 1ª Fase, o Goianão  já tem sete definições: 

O Goiás como 1º colocado do Grupo A e 1º colocado geral da 1ª Fase, tem garantida tanto na Fase Semifinal quanto na Fase Final, em sendo finalista, a partida de volta em casa e igualdade de pontos e gols para ser respectivamente finalista e tri-campeão, assim como vaga na Copa do Brasil 2015, outra definição. 

A Anapolina, pelo fato de ser a 1ª colocada do Grupo B, também tem garantida na Fase Semifinal, a partida de volta em casa e vantagem da igualdade de pontos e gols para ser finalista. 

O Atlético, na pior das hipóteses, como 2º colocado geral da 1ª Fase, só não terá vantagem na Fase Semifinal porque não foi o 1º colocado do seu Grupo A, mas já está classificado. 

O confronto do Grupo D da Fase Semifinal já está sacramentado: é Anapolina x Atlético, revivendo as semifinais de 2006 e 2011 entre eles, quando nas duas oportunidades, o time atleticano tornou-se finalista. Diferentemente daquelas duas oportunidades, agora no Goianão, a Anapolina tem a vantagem da partida de volta em casa e da igualdade de pontos e gols nos dois jogos de ida e volta, para tornar-se finalista do Campeonato, privilégio que o Regulamento dá ao 1º colocado de cada um dos dois grupos da 1ª Fase, independente da pontuação. 

O Vila Nova é o 1º dos dois rebaixados à Divisão de Acesso e somente não será o lanterna da competição, aspecto simbólico e estatístico para a história, se na última rodada vencer o Grêmio Anápolis em casa e o Anápolis tambem em casa perder para o Atlético. 

A Anapolina conquista uma das duas vagas goianas dentro do Goianão para o Brasileiro da Série D/2014. 

Faltam então serem conhecidos: 

- o quarto e último semifinalista, cuja vaga restante está sendo disputada por Trindade e Goianésia. O time goianesiense só depende de sí, precisando da vitória diante da Aparecidense em casa enquanto o Trindade, com campanha encerrada nesta 1ª Fase, torce para o Goianésia não vencer a Aparecidense. 

- o outro rebaixado à Divisão de Acesso 2015, onde correm contra esse rebaixamento, Anápolis, Crac e Grêmio Anápolis, onde dos três, o Anápolis é o único que não depende apenas de seu resultado. 

- o adversário do Goiás na Fase Semifinal, entre Trindade ou Goianésia, que de qualquer maneira será uma semifinal inédiata na história do Goianão. 


- o outro representante goiano no Brasileiro da Série D/2014 através do Goianão Chevrolet 2014, também entre Trindade e Goianésia, sendo que o time trindadense perdeu o favoritismo para o concorrente, teoricamente. 

- as outras duas vagas goianas na Copa do Brasil 2015, entre Anapolina, Atlético e Trindade e Goianésia, com maiores chances para os dois primeiros.

Nenhum comentário: