quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Uruguai é o Primeiro País do Mundo a Legalizar Produção, Distribuição e Uso da Maconha

 O Uruguai legalizou a produção e distribuição da maconha, tornando-se o primeiro país do mundo onde o Estado tem total controle da comercialização da droga. Um reflexo da tradição liberal da nação sul-americana que aprovou recentemente o aborto e o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

José Mujica: um presidente emblemático e liberal, que encabeçou mudanças no Uruguai – uma delas pioneira. 
O país sul-americano é o primeiro do mundo a legalizar a produção, a venda e o consumo da maconha, mantendo todo o controle nas mãos do Estado. 
Para o Governo, uma forma de combater o tráfico de drogas. 
“Queríamos tentar outros caminhos e achamos a melhor estratégia tomar o mercado”. 

O consumo de maconha no Uruguai dobrou na última década. Um estudo oficial mostra que o número de usuários é de 120 mil – quatro por cento da população. 
Vinte e duas toneladas da erva são vendidas todos os anos com um lucro estimado em até 40 milhões de dólares. 
Pela nova lei, adultos credenciados vão ser capazes de escolher entre três opções: cultivar até seis pés da planta, juntar-se a um grupo de plantadores de maconha ou comprar até 40 gramas da droga por mês em farmácias.
O preço vai estar atrelado ao do mercado ilegal. 
“Se a maconha estiver a um dólar no mercado negro, a maconha controlada pelo Estado vai custar um dólar o grama. Vamos realizar este processo associado à venda ilegal até que este mercado não seja mais estruturado”.
Sociólogos e especialistas de Saúde estão divididos. Alguns dizem que a maconha é menos danosa do que o álcool e que a legalização dela vai fazer cair o consumo. Mas outros acreditam que a lei vai facilitar o consumo e desencadear um efeito desastroso na juventude do país. 
“A droga provoca alterações no funcionamento cerebral. É psicoativa. O uso abusivo e a dependência da maconha representam riscos graves para a saúde”.
Especialistas de todo o mundo devem usar o exemplo radical uruguaio como material de estudo.
“Acho que o Uruguai vai movimentar a discussão internacional sobre o desenvolvimento mais razoável e efetivo do controle das drogas”.


A lei vai começar a mostrar resultados até o meio de 2014. O Governo sustenta que ela é uma experiência e que não vai hesitar em voltar atrás caso o processo se mostre prejudicial.

Nenhum comentário: