Foi realizada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, a reunião do Conselho Técnico do Goianão Chevrolet 2014. Na oportunidade foram delineadas todas as questões envolvendo a competição.
Fórmula de Disputa
O Goianão Chevrolet 2014 será disputado pelos dez times que o integram: Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goianésia, Goiás, Grêmio Anápolis, Vila Nova, Anapolina e Trindade. Os dois últimos foram integrados ao sagrarem-se respectivamente campeão e vice da Divisão de Acesso 2013.
A fórmula de disputa aprovada é a mesma que perdurou ao longo de 6 anos, de 2004 a 2009, exceção feita apenas ao número de participantes que era de 12 naquele período, porém o esqueleto é idêntico.
Tal mudança em relação às 4 edições anteriores se deve ao fato de que o número de datas necessárias para a manutenção da fórmula de disputa que vigorou de 2010 a 2013, 22 datas, é maior do que a quantidade de datas destinadas aos campeonatos estaduais pelo Calendário da CBF para 2014 que é de 21 datas, em função da Copa do Mundo no ano que vem.
Além deste aspecto, que por si só já impede a manutenção da fórmula que vinha sendo adotada, tem o fato de que a data de 12 de janeiro estipulada para o início dos estaduais é contraproducente para todos, principalmente os clubes em função das tradicionais festividades de final de ano.
Então fica muito mais viável e racional iniciar-se o campeonato no domingo subsequente, dia 19 de janeiro, sendo então necessária uma fórmula na qual se utilize 19 datas. A que foi aprovada consta dessas 19 datas, com o campeonato estendendo-se até o domingo, dia 13 de abril.
Na 1ª Fase, as 10 equipes ficam divididas em dois grupos de 5 times cada, jogando em 3 turnos com contagem corrida de pontos ganhos. No 1º Turno, os 5 times do grupo A enfrentam os 5 times do grupo B em 5 rodadas, 5 jogos para cada time. No 2º Turno, idem em relação ao 1º Turno, com inversão de mando de campo, mais 5 rodadas, mais 5 jogos para cada time. No 3º Turno, os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, mais 5 rodadas e mais 4 jogos para cada time, totalizando na 1ª Fase, 15 rodadas com 14 jogos para cada time.
Os 2 grupos formados por sorteio dirigido ficaram assim constituídos:
Grupo A: Atlético, Goiás, Crac, Anápolis e Trindade.
Grupo B: Vila Nova, Aparecidense, Goianésia, Grêmio Anápolis e Anapolina.
Classificam-se para a Fase Semifinal, 4 times, o 1º colocado de cada um dos dois grupos mais dois times por índice técnico, os dois melhores dentre os demais 8 times independente do grupo a que pertençam.
Na Fase Semifinal, 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A, desde que se classifiquem os 2 primeiros colocados de cada grupo. No entanto, se classificarem três times de um mesmo grupo, aí, neste caso, as semifinais terão 1º x 4º e 2º x 3º através da classificação geral dos quatro times semifinalistas, sendo 1º e 2º colocados respectivamente os 1º colocados dos dois grupos e 3º e 4º colocados respectivamente os dois classificados por índice técnico, ou seja, o melhor 1º colocado enfrenta o 2º dos classificados por índice técnico enquanto o 2º melhor 1º colocado joga contra o 1º dos dois classificados por índice técnico, jogos em ida e volta.
Fase Final, com os classificados da Fase Semifinal, em ida e volta, idem às edições do Goianão desde 2008.
Rebaixamento: os dois últimos colocados da 1ª Fase independente de grupo.
Definições
A data limite para protocolar inscrição de jogadores para atuar na primeira rodada do campeonato ficou fixada em 13 de janeiro de 2014, última segunda-feira antes do início do campeonato. A última data para inscrição de jogadores em todo o campeonato será até o início da 1ª Rodada do 3º Turno.
A exemplo de 2013 em cada partida os clubes terão a obrigatoriedade de utilizar o número mínimo de 4 atletas com idade até 22 anos completados no ano da competição, ou seja, nascidos a partir de 01/01/92, porém agora no universo de até 9 atletas suplentes, dois a mais do que se utilizava, implicando dizer que podem assinar súmula até 20 atletas por partida por time.
Nenhum comentário:
Postar um comentário