quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Marconi Inaugura a Vila Cultural Cora Coralina em Homenagem aos 80 Anos de Goiânia


No último dia do mês em que se comemoram os 80 anos de Goiânia, o governador Marconi Perillo inaugurou a Vila Cultural Cora Coralina. A partir de manhã, 1º de novembro, o espaço estará aberto ao público. Para marcar a abertura do novo espaço cultural, contíguo ao Teatro Goiânia, o governador também abriu oficialmente a exposição “Goiânia 80 anos”, que contém fotos, jornais e obras de arte que evidenciam a história da capital.

Atendendo a uma determinação do governador, o secretário estadual de Cultura, Gilvane Felipe, adiantou na solenidade que o novo espaço será administrado por uma Organização Social Cultural, que será anunciada em breve pelo Governo. “Este espaço qualifica muito o Centro de Goiânia e dará visibilidade ao histórico Teatro Goiânia”, disse o governador, ao ser informado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB), presente à solenidade, da liberação de R$ 3 milhões, em forma de emenda parlamentar, para a construção da Casa do Turista, no local onde funcionava o Centro de Saúde Juarez Barbosa.

Marconi ressaltou que não teve dúvida de escolher, dentre os diversos vultos da cultura goiana, alguém que representasse tão bem o novo espaço: Cora Coralina. A família da poetisa foi representada na solenidade pelo ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz, que externou os agradecimentos pela homenagem.

A Vila Cultural contará com a Sala Multimídia João Bênio, com capacidade para 50 pessoas, o Espaço Sebrae de Artesanato, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Sala de Exposições Antônio Poteiro, com exposição “Art Decó”. Na solenidade, Marconi também assinou decretou prevendo homenagem a vultos culturais goianos e a Sebastião Barbosa Filho, que é pai do idealizador da Vila Cultural, o ex-deputado federal Barbosa Neto, também presente à solenidade.

O Salão onde abriga a exposição “Goiânia 80 anos” dará lugar ao Museu de Goânia Art Decó e uma biblioteca. Será o primeiro museu no Brasil dedicado a essa vertente arquitetônica, iniciada na França, no início do século passado. O espaço contará também com um Café. No nível térreo, a Praça Belkiss Spencière será um espaço de convivência. Ela foi projetada para ressaltar a imponência da arquitetura do tradicional Teatro Goiânia, símbolo do Batismo Cultural da nova capital, ocorrido em 1942.

A Vila Cultural Cora Coralina se insere na ação do Governo estadual para revitalizar o Centro de Goiânia e para resgatar a memória da capital. O investimento feito total na obra foi de R$ 12 milhões, sendo 90% provenientes de convênio com o Ministério da Justiça e 10% contrapartida do Governo goiano.

Prestigiaram também a inauguração os deputados federais Magda Moffato e Heuler Cruvinel, o vice-governador José Eliton, os secretários Vilmar Rocha (Casa Civil), Giuseppe Vecci (Gestão e Planejamento), o presidente da GoiásTurismo, Aparecido Sparapani, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: