O governador Marconi Perillo recebeu, no início desta tarde, uma comitiva belga capitaneada pelo embaixador Josef Smets e pelo Ministro Flamengo da Educação, Pascal Smet, com o objetivo de aprimorar as bases do acordo bilateral que será estabelecido na área da Educação. Atualmente, Goiás já mantém parceria com a Universidade de Liège, uma das mais prestigiadas da Bélgica, para o aprimoramento de mestrandos e doutorandos brasileiros na área de Relações Internacionais.
O objetivo desta visita foi ampliar as bases de tal acordo, que tem sido redigido sob coordenação do Superintendente para Assuntos Internacionais, Elie Chidiac. Conforme explica o superintendente, as universidades belgas atuam fortemente conectadas com os interesses da iniciativa privada e com a evolução do mercado. “Dentro das universidades é amplamente estimulado o desenvolvimento de pesquisas e o registro de patentes. Para se ter uma ideia, 3% de todas as patentes da União Europeia são advindas destas universidades. Isso rende anualmente bilhões de dólares a esses pesquisadores e aos centros de estudo”, explica Elie.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvssGTlRVp3X71AVwarZxoLihnu6MK6-bhWYMjzg9lwCf6k5zv5DkjTnh5_jGscsSF9dyym-HvM9oPD9oA-3gbIVnetJ1d-z8D4NI7NwzIov3sl5fpwqp11yROIxGOKDtPTc7hbhfj8qIy/s320/belgica.jpg)
A expectativa é de que em uma próxima incursão à Europa, Marconi Perillo promova a assinatura do acordo entre as duas nações. Participaram da solenidade a presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi, e o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário