terça-feira, 13 de agosto de 2013

Marconi ministra aula inaugural para diplomados da Adesg

O governador Marconi Perillo proferiu, no início da noite de ontem, aula inaugural da 25ª turma de Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), regional Goiás, no auditório Jaime Câmara, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O governador iniciou suas palavras dizendo ter sido sempre adepto do planejamento estratégico como ferramenta de gestão governamental. “A exemplo de Mauro Borges, nosso primeiro líder goiano a preparar um plano de governo estratégico para o Estado, que tornou o Plano MB comentado e estudado até nos dias de hoje. O seu Plano contribuiu para inserir Goiás nos rumos da modernidade da administração pública, ao apresentar o Estado de forma respeitável e conquistar a credibilidade perante os demais Estados da União”, observou Marconi.

Ele lembrou aos estudantes que introduziu desde o primeiro ano de sua primeira gestão o cumprimento dos planos plurianuais e a definição do orçamento democrático. Neste atual governo, foi instituído o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), que contempla 40 ações estratégicas, voltadas ao desenvolvimento de Goiás. “Estamos focados na execução dos projetos contemplados pelo PAI, que é um instrumento facilitador para nortear as ações da administração pública. Goiás, até os anos 80, era considerado o segundo estado mais atrasado do país. Hoje, ocupamos a 8ª posição no ranking que mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Temos o 9º PIB brasileiro, sendo o estado que mais cresceu proporcionalmente no PIB no ano passado. Ocupamos o 6º lugar no ranking nacional de geração de emprego, medido pelo Caged”, pontuou o governador.

Ao finalizar, Marconi fez questão de enfatizar que sempre focou em resultados para enfrentar crises conjunturais. “Em 1998, o estado de Goiás só despontava como estado produtor de commodities. Hoje, vivemos em um estado que despertou para várias vocações como os setores metalmecânico, farmacêutico, produção mineral, confecções, serviços, turismo, cultural, entre outros. Estamos aliando crescimento à sustentabilidade ao instalarmos polo de tecnologia verde, sendo o primeiro a ser efetivado estrategicamente na cidade de Anápolis”, concluiu.

O delegado regional da Adesg, Gilberto Marinho, abriu sua fala recordando a primeira gestão de Marconi Perillo, em que ele contribuiu para a recuperação da Universidade Federal de Goiás, que à época tinha comprometido 80% de seus recursos com folha salarial. “Estamos diante de um governador que aos 35 anos assumiu o governo de Goiás e saiu em defesa da UFG, pois acreditou nela como um patrimônio educacional dos goianos, e não meramente do Governo Federal”, recordou-se.

Nenhum comentário: