O governador Marconi Perillo participou, na manhã de hoje, da renovação do contrato com o programa Bolsa Universitária de 18.610 estudantes da capital, Região Metropolitana de Goiânia e demais cidades do interior do Estado. Os beneficiários, que renovaram a Bolsa hoje, são atendidos há um ano pelo programa, com o benefício parcial - garantido aos alunos cuja família possui renda de até seis salários mínimos - e integral, aos que pertencem a famílias com renda de até três salários mínimos. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia.
Acompanhado pela primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, por representantes das instituições privadas de ensino, secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, e coordenador da OVG, Afrêni Gonçalves, Marconi reiterou aos beneficiários que a OVG abrirá novas inscrições para o Bolsa Universitária de 1º a 10 de setembro, para mais 10 mil estudantes. Como afirmou recentemente, reforçou que o objetivo é atender a 150 mil estudantes até dezembro de 2014. Desde 1999, quando o programa foi criado, até hoje, 131 mil alunos já foram atendidos.
“Quero transmitir minha crença no talento e no futuro de vocês”, disse o governador, ao relembrar a história do programa que foi implementado em muitos estados e pelo Governo Federal. “Muitas pessoas às vezes não sabem por que tivemos desempenhos tão bons no IDH nos últimos anos. No Ideb, saltamos da 16ª posição no ensino médio para a 5ª, e queremos chegar entre os três primeiros. Os investimentos foram muito fortes na área da educação, ensino, pesquisa e os resultados estão chegando”, disse, reforçando que, embora o governo tenha muitas demandas, o investimento na Bolsa Universitária é uma das prioridades. “E vocês podem ficar tranquilos, porque estamos pagando rigorosamente em dia as faculdades; nosso compromisso permanece até o final do próximo ano”, frisou.
A estudante do curso de Administração de Empresas da Unifan, Gabriela de Sousa Santos, agradeceu à OVG pela renovação do benefício e falou sobre a contrapartida que cumpre como voluntária na Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Goiânia. “Decidi procurar a Apae e percebi o quanto as entidades filantrópicas precisam de gente disposta a dar sentido à cidadania e ao trabalho pelo próximo. Sou muito feliz de poder cumprir minhas horas naquela instituição”, relatou.
Marconi propõe Pacto pela Nutrição do Bebê
Depois de participar da renovação da Bolsa Universitária, o governador participou do Seminário da Primeira Infância – Goiás, 1ª Semana do Bebê, organizado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação e a OVG, para incentivar políticas públicas ao atendimento da criança na primeira infância – até os seis anos de idade -, com políticas voltadas ao aleitamento materno, à imunização e à nutrição infantil.
O governador assinou dois decretos, criando o Comitê Gestor Estadual de Fortalecimento à Primeira Infância, que deve ser instalado na secretaria de Saúde, e instituindo a Semana do Bebê. Marconi determinou ao secretário de Saúde, Antônio Faleiros a criação de um Pacto pela Nutrição da criança até os seis anos de idade. “Vamos estudar a criação de uma espécie de Bolsa Nutrição”, afirmou, e pediu, em seguida, que o secretário organize uma força-tarefa para que o governo possa lançar a proposta em até um mês, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“Estamos procurando repetir a fórmula que tem levado sucesso a outras áreas como Educação, onde conseguimos parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor, e envolvemos a comunidade no compromisso com a qualidade do ensino, fazendo girar um círculo virtuoso de melhoria permanente”, justificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário