A final da Liga dos Campeões será disputada neste sábado em Londres (às 15h45 de Brasília) entre o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, duas equipes que encantaram a Europa nas semifinais e que são a prova de que o futebol alemão é a grande potência do continente.
Em recente entrevista à AFP, o presidente da Uefa, Michel Platini, definiu os dois protagonistas da final de Wembley, onde será disputada a grande final, como "dois bons alunos que não têm dívidas, que possuem belos estádios e que também vencem".
As semifinais, vencidas pelo Borussia contra o Real Madrid (4-1, 0-2) e pelo Bayern contra o Barcelona (4-0, 3-0), deram confiança ao futebol alemão, que já fala no início de uma nova era.
As derrotas dos gigantes espanhóis para este novo futebol alemão, caracterizado pela pressão, velocidade e objetividade ofensiva, colocou em evidência a Bundesliga, na qual os estádios estão sempre cheios, os gols acontecem em profusão e as finanças dos clubes estão mais sob controle do que nos outros países.
A final pode ser alemã, mas a rivalidade entre Bayern e Borussia parece ser mais forte do que o orgulho nacional, fato evidenciado no empate de 1-1 pelo Campeonato Alemão, há três semanas, quando, ao término da partida, Matthias Sammer, diretor esportivo do Bayern, e Jurgen Klopp, atual treinador do Borussia, se desentenderam e quase saíram no tapa.
A ausência do jovem meia Gotze, comprado pelo rival bávaro e que não se recuperou de uma lesão na coxa direita, complica a situação de um Borussia que se vê como 'zebra' e almeja conquistar a segunda 'Champions' de sua história (1997).
O claro favorito, porém, é o Bayern após humilhar o poderoso Barcelona na semifinal (7-0 no placar agregado). Além do mais, o clube bávaro fez grande temporada, um ano após perder a final da Liga dos Campeões no próprio estádio, a Allianz Arena, nos pênaltis para o Chelsea inglês.
Campeão nacional com 25 pontos de vantagem e finalista da Copa da Alemanha (que será disputada em 1º de junho contra o Stuttgart), o Bayern de Munique soube superar a decepção do ano passado e vem tendo grandes atuações, podendo conquistar uma inédita tríplice coroa.
Por outro lado, o Borussia Dortmund, quase nunca visto como favorito na Liga dos Campeões desta temporada, conseguiu sobreviver ao chamado Grupo da Morte (Real Madrid, Manchester City e Ajax) antes de eliminar milagrosamente o Málaga nas quartas de final, com dois gols nos acréscimos da partida de volta.
A equipe de Jurgen Klopp, que sofre de alguma fragilidade defensiva, conta com jogadores de grande talento como Marco Reus, Ilkay Gundogan e Robert Lewandowski, este último herói na semifinal contra o Real Madrid, com quatro gols na primeira partida.
O Bayern de Munique perdeu duas finais de Liga dos Campeões em três anos (2010 e 2012) e a perspectiva traumática de um terceiro fracasso pode pesar na cabeça dos jogadores.
-- Prováveis escalações de Bayern de Munique e Borussia Dortmund na final da Liga dos Campeões:
Bayern de Munique (ALE): Neuer - Lahm (capitão), Boateng, Dante, Alaba - Schweinsteiger, Javi Martínez - Robben, Müller, Ribéry - Mandzukic
Borussia Dortmund (ALE): Weidenfeller (capitão) - Piszczek, Subotic, Hummels, Schmelzer - Bender, Gündogan - Blaszczykowski, Reus, Grosskreutz - Lewandowski
Nenhum comentário:
Postar um comentário