No próximo sábado Goiás e Atlético vão se enfrentar em mais um clássico no estádio Serra Dourada. O Goiás comandado pelo técnico Enderson Moreira é líder e tem a primeira colocação garantida no campeonato goiano. Do outro lado o Atlético comandado pelo técnico Waldemar Lemos vem em uma reação impressionante dentro do campeonato e já luta pela segunda colocação.
No primeiro turno o clássico entre as duas equipes terminou sem vencedor. O jogo deste sábado vai colocar novamente á frente os dois melhores técnicos do campeonato: Enderson Moreira x Waldemar Lemos. Entre os dois, quem é o melhor técnico?
Enderson Alves Moreira, 41 anos, Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou a carreira no futebol como preparador físico do América-MG em 1995, ascendendo a treinador da categoria de base no ano seguinte. Após passagem pelo Atlético Mineiro, comandou o Cruzeiro que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007.
Treinando as categorias de base do Ipatinga em 2008, estreou na equipe profissional do clube nas últimas sete partidas da equipe no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008, quando esta foi rebaixada para a Série B.
Voltou a trabalhar em equipes de base do América Mineiro, Atlético Paranaense e o Inter B, onde esteve em algumas partidas do Gaúchão 2011.
Em 21 de março de 2011 acertou com o Fluminense como auxiliar-técnico permanente, assumindo o comando do elenco principal três dias depois, na partida contra o América do México pela Copa Libertadores da América de 2011. Dirigiu interinamente a equipe em treze oportunidades até a chegada do técnico titular Abel Braga.
No dia 28 de Setembro de 2011, Enderson Moreira foi anunciado pelo Goiás para substituir Ademir Fonseca, que pediu demissão depois da derrota de 3x0 e por causa da posição da equipe que está em 16º colocado. Vem fazendo uma campanha excepcional no Goiás, conquistando o Goianão 2012 e a Série B de 2012.
Waldemar Lemos
Waldemar Lemos de Oliveira, 54 anos, iniciou sua carreira dirigindo o Mesquita no Campeonato Carioca de 1986.
Sua segunda experiência foi com a Seleção Brasileira de Base, quando treinou os times sub-23, sub-17 e sub-20. O treinador também comandou o São Cristóvão e o Goytacaz.
Em seguida, Waldemar teve duas passagens pelo Flamengo. Na primeira, de outubro a dezembro de 2003, assumiu, interinamente, o lugar do próprio irmão, que acabara de ser demitido do clube.
Surpreendentemente, acabou fazendo um bom trabalho, tendo conduzido o Flamengo à 8º colocação do Campeonato Brasileiro, o que, na época, representava a melhor posição do Rubro-negro num Brasileirão, desde 1997.
O segundo comando de Lemos na Gávea aconteceu entre março e maio de 2006, quando o técnico levou a equipe rubro-negra à decisão da Copa do Brasil.
Em 2011, assumiu pela segunda vez a equipe do Náutico, dessa vez para a disputa do Campeonato Brasileiro Série B. aAcabou o campeonato na segunda posição, levando o time pernambucano de volta à elite do futebol brasileiro em 2012.
Waldemar x Enderson
Waldemar tem mais história e já teve em momentos melhores que Enderson, porém, Enderson Moreira é um técnico emergente que está no seu melhor momento. Enderson comanda um time estruturado financeiramente e de melhores opções técnicas. Waldemar comanda um time com problemas financeiros e com recursos técnicos limitados. História não entra em campo e nem ganha jogo. Neste sábado poderemos ver quem está trabalhando melhor no momento. Waldemar costuma fazer a diferença nos clássicos e dificilmente sai derrotado nestes confrontos. Enderson tem um time melhor nas mãos, entra como favorito e tem a obrigação da vitoria. Façam suas apostas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário