quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Marconi Anuncia Expansão do Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia


Criado em área de 25 alqueires no governo de Henrique Santillo, o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia – DAIAG – ganhará mais 1,6 milhão de metros quadrados, espaço suficiente para abrigar outras 54 indústrias. O anúncio foi feito, hoje, pelo governador Marconi Perillo durante reunião com empresários e lideranças políticas de Aparecida de Goiânia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Os 34,7 alqueires, correspondentes a 1,6 milhão de metros quadrados, representam mais do que o dobro da área existente. A expansão se dará em área a ser desmembrada da Agência Prisional, com a qual o DAIAG faz divisa. Segundo projeções apresentadas pelo governador Marconi Perillo, as novas 54 indústrias, que já dispõem de projetos aprovados para implantação, deverão gerar juntas entre 10 e 12 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos.
Aos empresários o governador informou ter determinado à Secretaria de Indústria e Comércio e à Goiásindustrial que todo o processo burocrático para desafetação da área seja concluído até abril. “Em seis meses no máximo queremos estar aptos a destinar os terrenos para que as indústrias iniciem a implantação de suas unidades”, previu o governador.
Após a destinação da área, a Goiásindustrial irá assumir as obras de infraestrutura, cuja previsão é a de consumir R$ 16,61 milhões. Na nova área serão construídas redes de água, esgoto e energia, além de pavimentação asfáltica.
Durante a reunião com as lideranças empresariais e políticas de Aparecida de Goiânia, o governador Marconi Perillo fez questão de esclarecer os motivos que o levaram a diminuir o tamanho da área destinada à expansão do distrito agroindustrial. Quando solicitou estudos à SIC para expandir o DAIAG, ele determinou a destinação de 70 alqueires, área que depois encolheu para 34,7 alqueires.
Segundo Marconi, a diminuição ocorreu em decorrência da necessidade de a Agência Prisional construir módulos para abrigar atividades produtivas aos reeducandos. Ainda na área que permanecerá em poder do Estado, o governo vai construir o primeiro Credeq de Goiás. “Portanto, estamos utilizando esta área para três importantes projetos: a expansão do Daiag, a expansão da Agência Prisional e a construção do primeiro Credeq”, resumiu o governador.
Ridoval Chiarelotto
Acompanhando os empresários que estiveram presentes no encontro com o governador estavam os deputados federal, João Campos, e  estaduais, Humberto Aidar, e Marlúcio Pereira, além do ex-deputado federal Chico Abreu, o secretário de Indústria e Comercio, Alexandre Baldy, o presidente da Goiásindustrial, Ridoval Chiarelotto, o presidente da Associação Comercial e Indústrial de Aparecida de Goiânia, Heribaldo Egídio e, representando o prefeito Maguito Vilela em viagem ao exterior, o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Luiz de Campos.

Nenhum comentário: