Eventos esportivos despertam cada vez mais o interesse de marcas globais em busca de exposição. De acordo com o alemão Bernd Proske, um dos fundadores da Proske Sports, 90% dos gastos com publicidade e patrocínios em 2010 foram vinculados a eventos esportivos e envolveram questões como hospitalidade, logística, merchandising, mídias sociais, relações públicas e comunidade em geral. Dados da IFM Sports Marketing Events apresentados pelo especialista durante palestra em São Paulo, promovida pelo Instituto Alatur e o Comitê de Viagens e Mobilidade Corporativa da Amcham, revelam que o setor movimentou US$ 50 bilhões em 2011 frente a US$ 25 bilhões em 2002. Segundo o alemão, as empresas possuem objetivos que integram relacionamento, gestão da marca, demonstração de produtos e comercial. A expectativa das companhias é dobrar ou triplicar o investimento feito, acumulando receita, visibilidade e market share. Proske explica que eventos esportivos chamam a atenção das grandes companhias porque mexem com a emoção e podem ser explorados por meio da hospitalidade. Estandes, restaurantes, eventos para clientes e tudo que está ligado ao patrocínio é capaz de tornar a ação ainda mais efetiva. De acordo com Proske, os países estão mudando suas políticas, ambiente e melhorando hospitalidade por conta desses eventos. Na Fórmula 1, por exemplo, temos os novos Grandes Prêmios da Índia e Singapura. No ano passado, tivemos a Copa do Mundo na África do Sul. Acredito que os gastos com patrocínio com o evento no Brasil, em 2014, será superior à última edição, mas não é possível saber quanto. *Fonte: Portal Exame |
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Patrocínio de eventos esportivos gera US$ 50 bilhões em 2011
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