quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Partida entre Prudente e Goiás pode ser anulada no STJD



Em situação semelhante à vivida pelo Uruguai na Copa do Mundo, quando o atacante Suaréz evitou com a mão o gol de Gana e viu a seleção africana perder a penalidade, o lateral-esquerdo Diego, do Grêmio Prudente, evitou com a mão um gol do Goiás e depois viu o goleiro Geovanni defender a cobrança de Romerito, garantiu a vitória da equipe visitante, por 2 a 1, no Serra Dourada. Mas de acordo com denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogo pode ser até anulado em julgamento marcado para sexta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 14h.

Justicadesportiva.com.br

O árbitro paranaense Evandro Rogério Roman, que apitou a partida vencida pelo Prudente por 2 a 1, diante do Goiás, no Serra Dourada, relatou na súmula que Diego foi expulso de forma direta, aos 42 minutos do segundo tempo, “por colocar a mão na bola de forma intencional, quando esta estava em direção ao gol, impedindo uma chance clara de gol do Goiás”. No momento em que pôs a mão na bola, Diego estava sobre a linha da meta, e evitou o gol do time adversário.

A Procuradoria do STJD denunciou Diego em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pelo fato em si, por pôr a mão na bola, o lateral responderá ao artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida), enquanto a situação de evitar um gol claro do adversário o fez responder ao parágrafo único do artigo 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida).

Pelo primeiro artigo, Diego pode pegar até três jogos de suspensão. No segundo, a pena pode sobrar para o clube. O parágrafo único diz que “se do procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida [...] e as penas serão de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e suspensão de 12 a 24 partidas”.

Diante da denúncia, a partida pode ser anulada e precisar ser realizada novamente. Dessa forma, o Prudente fica em risco de poder perder os três pontos conquistados no Serra Dourada. E vale lembrar que, por escalar irregularmente um jogador punido pelo STJD, o clube já perdeu três pontos na competição. Do outro lado da história, o lanterna Goiás pode acabar tendo nova chance de somar mais pontos.

Fonte site: www.justicadesportiva.com.br

Nenhum comentário: