quinta-feira, 19 de abril de 2018

Escolas de Hidrolândia Produzem Hortaliças Para a Merenda Escolar


Horta na Escola é um projeto  desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Hidrolândia-GO.

 A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida.Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana.

Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mun- dial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter a maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos..

 Alimentação saudável com alimentos orgânicos produzidos pela própria escola, sem a utilização de agrotóxicos e com a participação da comunidade na produção dos alimentos.
Diretores de escolas, professores, merendeiras, pessoal do setor administrativo, , pais de alunos e voluntários se uniram para produzir alimentos nas áreas disponíveis de escolas , creches e Cmeis.  

  A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico,psíquico e social das crianças.A alimentação de todos os indivíduos deve obedecer as “Leis da Nutrição” descritas por Pedro Escudero. Segundo essas leis, deve- se observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições e, além disso, a harmonia entre eles e sua adequação nutricional. Uma alimentação que não cumpra essas leis pode resultar, por exemplo, em aumento de peso e deficiências de vitaminas e minerais


A participação das crianças no projeto Horta na Escola é destacada pela Coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria municipal de Educação de Hidrolândia,  Cacilda Pereira Soares Teles: "As crianças participam na preparação da terra, na formação dos canteiros, no plantio e na colheita. Na sala de aula desenvolvemos trabalhos didáticos sobre o conhecimento que eles adquirem na pratica. " Afirma Cacilda.

A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas.Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o con- sumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade


com os seus alunos.  A matemática pode ser um exemplo com o estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento. Isto é, a importância da terra ter todos os nutrientes para que a semente se desenvolva em todo o seu potencial, livre de qualquer doença. Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis.

O objetivo segundo Cacilda é  aproveitar os espaços físicos existentes nas áreas das escolas  para produzir o alimento utilizado na merenda escolar,  ao mesmo tempo,  ensinar para as crianças, o processo de cultivo de hortaliças para  incentiva a alimentação saudável.

A implantação de hortas comunitárias em áreas  de escolas municipais,  possibilita as crianças entenderam na prática,  como funciona a produção de alimentos da terra ao prato, agregando conhecimento e despertando nas crianças a curiosidade  e a vontade de aprender, proporcionando  satisfação  desde o plantio até a colheita.

Outro fator importante que merece ser ressaltado é o envolvimento da comunidade no projeto. Muitas pessoas sentem se estimuladas a colaborar de forma voluntaria, ajudando nos vários estágios da horta.
Os alimentos produzidos são  diversificados: Alface, Couve, cebolinha, chuchu, tomate, mandioca, coentro, salsa, cara e etc.

Todo os produtos produzidos são utilizados  na merenda escolar, gerando além de uma alimentação saudável, economia para a própria escola.





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