domingo, 13 de março de 2016

Lula, o Al Capone Brasileiro?

Al Capone recebe Apoio de deputado e senadores
Al Capone o legendário gângster americano, nasceu no bairro de Brooklin, em Nova Iorque. trabalhou como leão-de-chácara de restaurante, casou-se com uma irlandesa Em 1924, Capone assumiu o controle da organização criminosa. Eliminou os grupos inimigos e fez fortuna com o contrabando de bebidas durante a Lei Seca. Figura popular do submundo de Chicago, Capone fazia doações às entidades assistenciais, fornecia sopa aos pobres e dava festas para as famílias pobres do bairro de Little Italy. 

Al Capone tinha no seu encalço um promotor público: Pat Roche. O que mais Pat Roche queria era colocar o criminoso atrás das grandes. Mas,  Al Capone era poderoso. Tinha apoio politico de deputados e senadores. Por mais que trabalhasse Pat não conseguia pegar, sabidamente, o maior criminoso do País.


Certa vez, ao ver seu nome no jornal como investigado pelo promotor público, Al Capone disse  "A multidão prefere me culpar pelo que não fiz do que me elogiar pelo que fiz de bom. A turma da imprensa está sempre atrás de mim. Parece que eu sou culpado por todos os crimes que acontecem neste país. Ele deve achar que tenho poderes ilimitados e uma carteira recheada de dinheiro. Eu tenho poder, sim, mas o talão de cheques sofre com estes tempos difíceis tanto quanto o de qualquer um. A minha folha de pagamento continua grande, mas os lucros diminuíram."

 Al Capone foi um tipo comum de gângster que subiu na vida. Ele foi um organizador e um político capaz. Ele teve a máquina mais eficiente de corrupção que já se viu.  Para tomar conta de todos os seus negócios, ele teve uma imensa folha de pagamento que incluía, políticos, policiais, autoridades e o povo.  A máquina de Capone foi, sem dúvida nenhuma, a  2ª maior organização criminosa do mundo. Superada apenas por uma organização criminosa política que roubou bilhões de um país na America Latina


Sem conseguir prender Al Capone pelos grandes crimes que cometia, o Promotor Pat Roche, finalmente conseguiu colocar Al Capone na cadeia por um crime menor.  Em outubro de 1931, o gângster foi condenado a 11 anos de cadeia por sonegação de impostos. Vagou por diversas penitenciárias, inclusive a célebre Alcatraz, na baía de São Francisco, onde seria humilhado e atacado pelos outros detentos. Em 1940, quando foi liberado, Al Capone era uma figura patética e doente, vítima da neurosífilis. Isolado, e já sem poder, ele passou a viver com sua mulher e a família em uma mansão de Miami, onde morreria.

*Esta não é uma obra de ficção e qualquer semelhança não é mera coincidência.

Nenhum comentário: