segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Atletas dos EUA Podem Considerar Não Ir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro


NOVA YORK — A proliferação do vírus zika fez o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) informar atletas, equipes e federações esportivas norte-americanas que eles podem considerar não vir ao Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. A mensagem foi repassada em janeiro aos representantes das federações esportivas durante uma teleconferência, segundo a Reuters.

O presidente da federação de Esgrima, Donald Anthony, disse que “caso os atletas não se sentissem confortáveis poderiam considerar não ir aos Jogos”. Já o porta-voz do USOC, Mark Jones, confirmou que o chefe de performance esportiva, Alan Ashley, informou as federações esportivas sobre as recomendações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos EUA.



— Uma das coisas que eles disseram foi que mulheres grávidas ou que planejam engravidar não deveriam ir ao Rio — afirmou Anthony.

O diretor esportivo da federação de hipismo dos EUA, Will Connell, disse que o comitê deixou a decisão nas mãos dos atletas e das entidades esportivas:

— Eles dizem que ninguém tem motivos para se sentir obrigado a ir (ao Rio) — explicou Connell. — Se algum atleta se sentir desse jeito, é claro que ele pode decidir não ir.

— Eu acho que os nossos atletas estão conscientes — disse Anthony. — Mas a situação não ficou crítica. Ainda não.

Nenhum comentário: