segunda-feira, 29 de junho de 2015

Zeca Camargo Detona Cristiano Araújo e os Fãs da Música Sertaneja

O Jornalista Zeca Camargo, demostrou um profundo preconceito com as pessoas que gostam de música sertaneja em sua crónica no Jornal das 10 da Globo News. Zeca afirmou em alto e bom som que Cristiano Araújo era um ilustre desconhecido e que não entendia toda aquela comoção pela morte do cantor.

Zeca afirma que  “estranhou” a comoção pela morte de Cristiano Araújo

Muita gente estranhou a comoção nacional pela morte, trágica e repentina pela morte do cantor Cristiano Araújo. A surpresa maior porém foi o fato dele ser tão famoso e tão desconhecido. O Brasil tem felizmente um punhado de artistas que não passam pelo radar da grande mídia, nem são um consenso popular, mas que levam multidão aos seus shows. Alfinetou

Adicionar legenda
Segundo o Zeca, “de uma hora para outra”, na última quarta-feira (29/6), fãs e “pessoas que não faziam ideia” de quem era Cristiano Araújo partiram para o “abraço coletivo. As pessoas precisam desse “abraço coletivo”, que vem em grandes funerais públicos para expurgar as nossas dores como se tivessem capacidade purificadora. Isso aconteceu com  Cazuza, Mamonas Assassinas, Lady Di, Michael Jackson e Ayrton Sena. Mas até ai tudo bem, estes sim eram grandes ídolos, mas Cristiano Araújo? Como fomos capazes de nos deixar seduzir por uma figura relativamente desconhecida? Questiona Zeca Camargo.


Sertanejos Protestam Contra Zeca Camargo
A resposta, segundo ele, está nos livros para colorir — caracterizados como os vilões do cenário pop, acusados de destacar “a pobreza da atual alma cultural brasileira”.

"Preenchemos aqueles desenhos, na ilusão de que, criamos alguma coisa, assim como, ao nos mostramos abalado com a ausência de Cristiano, acreditamos de fato comovidos com a perda de um grande ídolo, quando na verdade sabemos que não  é bem assim."

Zeca Camargo chama de pobreza cultural brasileira a idolatria por ídolos como Cristiano Araújo. 

"A morte de Cristiano Araújo e quase insana cobertura da sua despedida, vestiu a carapuça de contorno de linhas pretas num papel branco. Só esperando a tintas da emoção das pessoas para quem sabe ganhar tons  e um significado. Como robôs nos mostrarmos abalados com a ausência de Cristiano acreditamos estar de fato comovidos com a ausência de um grande ídolo e todos sabemos que não é bem assim”, criticou o apresentador. 


Zeca Camargo diz que nossa história musical e o passado recente mostram que temos tudo para “adorarmos ídolos de verdade” e para “chorar de verdade” a perda deles e olhando em volta não vê nada disso em relação a Cristiano Araújo, fazendo referência ao fato dele ser cantor de uma música só e que será rapidamente esquecido.

Precisamos sim de outro herói, de mais heróis, mas está todo mundo ocupado pintando jardins secretos. Finalizou.


Claro que imediatamente o discurso preconceituoso do apresentado da globo provocou grande revolta entre os fãs de Cristiano Araújo e artistas da música sertaneja. O primeiro a criticar o apresentador foi o cantor Eduardo Costa que usou seu Instagram para dizer:


eduardocosta Eu não entendi essa do Zeca Camargo, será que foi só eu que notei um baita preconceito contra os ídolos sertanejos e o Nosso @cristianoaraujo ??? Acho que ele tem viajar mais pelo Brasil, pra saber que por a aqui a história é outra, que nossa música sertaneja leva mais gente pros shows do que as mais populares festas do desse país , mais até do que o nosso esporte mais popular, o futebol...puta que pariu, nem sei mais o que dizer, esse povo tem que conhecer o que é ser caipira, e tem que nos respeitar. Pelo amor de DEUS. Sou fã do Zeca, mas essa eu não entendi mesmo.

Henrique e Juliano também se manifestaram e perguntaram se Zeca Camargo estava sob efeito de algo ou alguma droga.

Nenhum comentário: