sexta-feira, 24 de abril de 2015

CDE/FCO Aprova R$ 177 Milhões em Financiamentos

Vice-governador e titular da SED, José Eliton
presidiu 276ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, presidiu, nesta quinta-feira (23/04), a 276ª Reunião Ordinária do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), quando foram aprovadas 188 cartas-consultas que totalizam cerca de R$ 177 milhões em financiamentos para empresários e produtores e que irão garantir a geração de 1.130 novos empregos diretos. 

As cartas-consultas referem-se ao FCO Empresarial (53, ao todo) e ao FCO Rural (135) e englobam setores de logística, frigoríficos, confecções de roupas e calçados e obras de construção civil, além de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos para transporte, e de adubos, implementos, matrizes e aves, e a formação de pastagens. José Eliton ressaltou a importância do Fundo Constitucional para o desenvolvimento do Estado, em todas as esferas produtivas, fomentando novos empregos e novos investidores.

A secretária de Estado da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, participou da reunião presidida pelo vice-governador, assim como o secretário-executivo do CDE/FCO, Orcino Júnior; os superintendentes executivos da SED, Victor Hugo (Indústria), Antônio Flávio (Agricultura), William O’Dwyer (Comércio Exterior), Danilo de Freitas (Desenvolvimento Regional) e Mauro Faiad (Ciência e Tecnologia); e os demais conselheiros. “Este Governo faz um trabalho sério; é um exemplo a ser seguido”, disse ela.

Questionamento

Nesta reunião, o Conselho também deliberou sobre questionamento feito ao Banco do Brasil, agente financiador que esteve representado pelo superintendente Giovanni Chaves, sobre a possível não liberação de recursos vinculados ao FCO Empresarial nestes primeiros meses de 2015, fato que o representante da instituição atribuiu a suposto problema operacional do Banco do Brasil. “Tradicionalmente, nesta data, o FCO já costuma ter altas demandas”, completou. “Preocupamo-nos com esta questão, pois o setor empresarial é de suma importância para nossa economia; os empresários são parceiros do Estado”, disse o vice-governador e titular da SED. O assunto voltará à pauta na próxima reunião do Fundo Constitucional de Financiamento.



Mais uma vez, o FCO registrou os melhores resultados de demandas relacionadas ao agronegócio, “contrastando com a situação de crise à volta”, disse Giovanni Chaves. Ele ainda ponderou que embora o cenário seja de recessão no País, o setor do agronegócio, em Goiás, tem buscado investir na redução de custos, em mais tecnologia e no aumento de competitividade de seus empreendimentos, usando, em seguida, a título de ilustração, a positiva movimentação na feira Tecnoshow em Rio Verde, em que o FCO esteve presente e realizou “bons negócios” e “superou todas as expectativas”.

Criatividade

Na avaliação do secretário-executivo do CDE/FCO, Orcino Júnior, “com mais de 90% dos municípios do estado contemplados com os recursos para financiamento do FCO, Goiás é um Estado onde o bom cenário econômico se desenha a cada dia, graças à criatividade e a confiança dos setores, principalmente os do agronegócio, que investem confiantes nos resultados a curto e médio prazos”. “Este é um setor cujo desempenho surpreende”, completou.

A avaliação de Orcino Júnior foi endossada pelo superintendente executivo de Comércio Exterior, William O'Dwyer, que vê, no Fundo Constitucional do Centro Oeste, um bom exemplo que reflete as iniciativas e projetos do Comércio Exterior em Goiás. “É excelente ‘motivo’ para atração de novas empresas, e condiz com as ações planejadas e executadas pelo Governo do Estado”, complementou O'Dwyer.

Nenhum comentário: