terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Hora de Refletir

A lição fica.
Quem pensa, quem produz, quem investe, quem ensina, quem educa, quem compõe, quem projeta, quem legisla, quem cura, quem pesquisa, quem empreende, quem julga, quem defende, quem emprega, quem prega... Não podia ter se omitido tanto durante tantos anos. 

Durante esse tempo todo, fomos omissos em participar da política, ainda que como oposição. Fomos omissos em votar, preferindo enforcar feriados. 

Fomos omissos em defender nossa constituição, nossos valores, nossos princípios. Omitimos diante da violência. Diante da fome. Diante da nudez, da prostituição. Da exploração e corrupção. Olhamos para os menos favorecidos e não os enxergamos. Eram invisíveis pra todos nós.

 E alguém percebeu que eles, os menos favorecidos, tinham algo de valor: o voto. Foi lá, cuidou deles, conquistou seu coração conquistando antes seu estômago. Nessa louvável iniciativa, tomada no vácuo da nossa negligência, essa turma gerou um capital que lhe deu o (pretenso) direito de pairar sobre as águas, inimputáveis. Tudo lhes parece então legítimo, ainda que não fosse lícito. Licitude pra que, se eu faço o que vocês não fizeram? 

As urnas hoje referendam esse laissez-faire do mal. Pode tudo, desde que a esmola seja dada. Há mais de 50 milhões de cúmplices, a maior parte sem consciência de que compactuam com o mal-feito. 

A outra parte, ciente de tudo e bradando que os fins justificam os meios. A nós, que pendentemente nos intitulamos "bonzinhos", fica uma dolorosa lição: que tenhamos todos a hombridade de assumir nossas responsabilidades e defender nossa Nação. 

Tempos sombrios parecem estar por vir.

Obs: Texto sem autor identificado

Um comentário:

Esporte com critério disse...

De um lado a maioria que se deram por satisfeito por ter sido lembrado pelo menos com uma migalha. Do outro lado aqueles que sempre ficaram com o maior pedaço do bolo. Mesmo com migalhas na minha opinião não foi só migalhas. O GOVERNO do PT lembrou que existe pobre no BRASIL. Ao contrário do PSDB que sempre governou para os poderosos e mais endinheirados. O próprio governador MARCONI PERILLO se reelegeu porque não esqueceu dos mais carente deste estado.