sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Estado de Goiás Tem o Melhor Ensino Médio do Brasil


O Jornal O Popular divulgou nesta sexta-feira, relatório do Ministério da Educação que revela que o ensino médio da rede estadual em Goiás atingiu o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). Os dados devem ser divulgados oficialmente hoje pelo governo federal. 

Isso mostra que fazer oposição em Goiás ao governo Marconi é muito difícil mesmo, afinal de contas, o estado cresce acima da média nacional, lidera a geração de empregos e agora os goianos recebem a melhor noticia do ano: Melhor ensino do Brasil na rede estadual. Sem dúvida nenhuma,  uma noticia que merece ser comemorada.

De modo geral, toda a rede pública (incluindo a municipal e federal) apresentou evolução nas notas e melhorou a posição em relação aos outros Estados. Entretanto, a rede particular ficou praticamente estagnada em Goiás, comparando os índices com os últimos divulgados - de 2011.


Além de avançar alguns décimos na nota, Goiás foi favorecido pelo fato de muitos Estados terem piorado a nota do Ideb no ensino médio público. A rede estadual passou de quinto para primeiro. Isso porque melhorou a nota de 3,6 para 3,8 e os outros quatro Estados que estavam na frente em 2011 pioraram a nota. A situação mais crítica foi a de Santa Catarina, que em 2011 estava em primeiro com nota 4,0. Caiu para quarto com 3,6. Na rede estadual, 16 Estados tiveram piora na nota e 2 apresentaram a mesma nota. Na rede particular, 18 pioraram e 5 estagnaram (incluindo Goiás - que manteve a nota 5,5).

A nota do ensino médio da rede estadual foi favorecida pela alta taxa de rendimento - um dos dois indicadores usados no cálculo do Ideb. O outro é a média das provas aplicadas aos alunos. Em Goiás, a taxa de rendimento - que é baseada em indicadores de aprovação, reprovação e abandono escolar - foi a melhor do País nesta faixa de ensino na rede estadual: 0,88. Em 2011, estava em 0,83. Já a nota média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática passou de 4,37 para 4,33, ficando em 8º. A nota do Ideb é calculada multiplicando a taxa de rendimento pela média de proficiência.

Parabéns ao Governador Marconi Perillo e Thiago Peixoto por que promoveram uma revolução no ensino em Goiás e principalmente, parabéns a todos os profissionais envolvidos no trabalho na área da educação no Estado de Goiás.

Essa é uma vitória para ser comemorada por todo povo goiano ou será que a oposição achou ruim Goiás estar bem na foto?




Nenhum comentário: