quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Uruguai Garante Participação na Copa do Mundo de 2014


Só mesmo um desastre tirará do Uruguai uma das vagas remanescentes na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Na partida de ida do play-off intercontinental, contra a Jordânia, fora de casa, a experiência e a maior qualidade da equipe de Óscar Tabárez fizeram a diferença, com a goleada por 5 a 0 praticamente definindo a situação da série antes mesmo da volta, no dia 19 de novembro.

A superioridade dos atuais campeões sul-americanos ficou evidente desde o início, e os gols não demoraram para sair. Maxi Pereira e Cristian Stuani marcaram no primeiro tempo, enquanto Nicolas Lodeiro, Cristian Rodríguez e Edinson Cavani completaram no segundo. A Jordânia, que contava com o apoio da torcida, esbarrou nas próprias limitações técnicas e só assustou o gol de Martín Silva em apenas uma ocasião.

Com a boa atuação, o Uruguai fica perto de igualar as campanhas de 2002 e 2010, quando também superou os play-offs (contra Austrália e Costa Rica, respectivamente). Somente em 2006, também contra os australianos, acabou perdendo a chance de disputar o Mundial. A Jordãnia, por sua vez, viu o sonho da primeira participação se complicar.

Apesar de chegar como favorito, o Uruguai temia um confronto mais complicado, mas o bom toque de bola dos meias e atacantes e a defesa segura, formada sempre pela dupla Diego Lugano e Diego Godín, fizeram com que os anfitriões tivessem dificuldades para se soltar. Nas poucas vezes que apareciam, os chutes saíam geralmente de longe, sem perigo, enquanto os uruguaios iam rondando a área sem dificuldades.

Assim, o primeiro gol saiu aos 22 minutos, quando Cavani cabeceou com perigo, o goleiro espalmou e Maxi Pereira pegou o rebote, sozinho na pequena área. Pouco antes do intervalo, Luis Suárez fez lindo lançamento dentro da área, a zaga não conseguiu cortar e Stuani apareceu bem para tocar por baixo do goleiro Shatnawi.

Na segunda etapa, a Jordânia chegou com muito perigo logo no início, quando Ahmad Ibrahim apareceu no meio da zaga e tocou para fora, levando uma parte da torcida a gritar gol. E se até aquele momento ainda havia esperanças de uma reviravolta, elas se esvaíram pouco depois, quando Cavani fez linda jogada, driblou o goleiro e tocou para trás. Lodeiro, que chegava na entrada da área, dominou e mandou para as redes.

Estava fácil demais, mas os uruguaios não diminuíram o ritmo. Sozinho na área, Rodríguez aproveitou o cruzamento da esquerda e fuzilou de canhota para fazer 4 a 0. Já no finzinho, depois de passes açucarados e de perder algumas chances, Cavani encerrou a fatura com linda cobrança de falta. Já dava até para comemorar a vaga: são somente 90 minutos separando os bicampeões mundiais de outra participação em Mundiais.

Nenhum comentário: