sábado, 30 de novembro de 2013

Governador Autoriza Convocação de 1.300 Policiais a Partir de Março


Ao participar, na manhã de ontem, da formação da 1ª turma de Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (SIMVE) e do Curso Técnico Explosivista, na Academia de Polícia Militar, no Setor Universitário, o governador Marconi Perillo autorizou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, a convocar mais 500 policiais e comprar suas horas de folga, para reforçar a operação de final de ano, denominada Boas Festas. Ele autorizou ainda o chamamento de 1.300 policiais a partir do mês de março e a abertura de nova turma no próximo mês para formação de mais 800 policiais.

Na manhã de hoje, 500 policiais se formaram pelo SIMVE e 13 no curso explosivista. As aulas tiveram início no dia 6 de setembro. Ao todo, foram 495 horas/aula. O governador entregou também 563 computadores à corporação. Em defesa do aumento do efetivo da polícia, Marconi disse que há um esforço enorme do governo, do secretário de Segurança e dos comandantes das polícias no sentido de equipar as polícias com armas, munições e viaturas.

“Com a incorporação desses novos policiais, teremos mais 2,6 mil policiais novos nas ruas de Goiás, além dos concursos que estão em vigência. Isso tudo significa um grande esforço e reforço das nossas polícias”, disse, pontuando que uma grande preocupação do governo é com o tráfico de drogas. “As fronteiras do Brasil com a Bolívia e com a Colômbia são enormes e não há vigilância dura para segurar a entrada das drogas. O governo federal deveria jogar pesadíssimo para evitar que isso ocorra. Por outro lado, só os governos estaduais são responsáveis pelos gastos com a segurança pública. Advogamos a tese de que haja um fundo nacional de aparelhamento da área da segurança, com recursos para serem investidos também em pessoal”, defendeu.

Marconi voltou a ressaltar que um grande entrave da melhoria da segurança pública é a forma como a legislação foi construída. “A legislação é muito frouxa. A polícia nunca prendeu tantos meliantes, drogas, mas prende hoje e a Justiça, por força da lei, solta amanhã, e os criminosos voltam para a rua para se reincidirem no crime. Estamos trabalhando para que haja uma espécie de ‘sufocamento’ à criminalidade com muitos policiais nas ruas. Acabamos de colocar a ronda de quarteirão, que é uma experiência que trouxemos da Colômbia. Toda estratégia está sendo elaborada no sentido de termos o mapeamento da criminalidade e combatermos com muita veemência”, explicou.

Ele informou que daqui a alguns meses será inaugurada uma grande central de inteligência, por meio da qual a secretaria de Segurança Pública poderá monitorar toda a ação dos policiais, as câmeras e as viaturas. Participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: