domingo, 24 de novembro de 2013

Fifa admite rever horário de jogos da Copa-2014 por calor, diz Blatter

 (Reuters) - A Fifa pode reconsiderar sua polêmica decisão de realizar alguns jogos da Copa do Mundo do próximo ano no começo da tarde em cidades quentes, indicou o presidente da entidade, Joseph Blatter, nesta sexta-feira, em uma aparente mudança de planos.

Blatter disse que a Fifa recebeu uma série de solicitações para repensar a sua decisão que irritou, entre outros, o sindicato internacional dos jogadores, FIFPro.

"Essa é uma boa pergunta, vou levar a questão novamente, vamos ter uma reunião não só do comitê organizador, mas do comitê executivo da Fifa (em dezembro), em Salvador" disse ele a repórteres.

"Recebemos diferentes argumentos, cartas e solicitações relativos ao calendário que foi estabelecido, mas que ainda não foi sancionado", afirmou ele. "Vamos falar sobre isso."

Em 6 de dezembro vai acontecer o sorteio das chaves para o Mundial, na Costa do Sauípe, na Bahia.

No ano passado, Blatter minimizou as críticas de que algumas partidas foram marcadas para a parte mais quente do dia.

"A história do futebol tem mostrado que grandes jogadores podem jogar em todas as condições", disse na ocasião.

"No México, em 1970 e 1986, nós jogamos ao meio-dia, a 2.400 metros e a qualidade do jogo não sofreu", disse.

"Você sabe que em condições difíceis você pode parar o jogo, você pode esfriar, e há bebidas. Você vai se lembrar que há 25 anos os árbitros diziam que era proibido beber água durante as partidas e, agora, tudo foi alterado", completou.

Embora a Copa, que ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho, seja disputada no inverno em algumas regiões do Brasil, as condições tropicais prevalecem no norte e nordeste do país, e há duas partidas marcadas para as 13h em cada uma das seguintes cidades: Natal, Salvador e Recife, além de uma Fortaleza. Haverá também dois jogos às 15h em Manaus.

(Reportagem de Naomi O'Leary)

Nenhum comentário: