sábado, 12 de outubro de 2013

Bélgica, Alemanha e Suíça Garantem Vaga Para Copa do Mundo no Brasil



A jornada das eliminatórias europeias serviu para que mais três países garantissem sua classificação direta à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – e apenas garantissem mesmo, porque havia poucas dúvidas quanto à presença de Bélgica, Alemanha e Suíça.

Mas dúvidas mesmo existem com relação à briga pela vaga direta nos grupos G e H, além da briga pelos segundos lugares e a ida à repescagem: os oito melhores segundos colocados disputam playoffs para definir as quatro últimas vagas do continente. O sorteio desses confrontos será realizado no dia 21 de outubro.

Veja só como foi o penúltimo dia de jogos da fase de grupos da eliminatória europeia, cuja conclusão será na terça-feira, dia 15:

Grupo A: A Bélgica sobra
Foi com uma bela vitória fora de casa sobre a Croácia por 2 a 1 que a Bélgica conseguiu manter a invencibilidade. Depois de duas edições em que ficou de fora - Alemanha 2006 e África do Sul 2010 -, os Diabos Vermelhos voltarão a disputar o Mundial, e com tudo para não serem apenas meros coadjuvantes. Isto porque o time nacional conta com atletas jovens e que atuam em grandes equipes europeias, casos dos meias Marouane Fellaini, do Manchester United, e Eden Hazard, do Chelsea, e do centroavante Romelu Lukaku, do Chelsea.
Lukaku, inclusive, foi o destaque do jogo da tarde desta sexta-feira. Ele marcou os dois gols sobre os croatas em pleno Maksimir, em Zagreb. O primeiro veio logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando driblou o goleiro Stipar Pletikosa, e outro aos 38, em contra-ataque mortal dos visitantes. Niko Kranjcar descontou no segundo tempo.
O triunfo desta décima rodada fez com que a Bélgica chegasse aos 25 pontos, disparando ainda mais na liderança da chave, com a melhor campanha entre as 53 equipes da eliminatória da UEFA. A equipe não poderá mais ser alcançada pela própria Croácia, que ainda terá que disputar a repescagem – para a qual já está garantida - caso queira estar no Brasil no ano que vem.
Grupo B: Dinamarca se complicaJá classificada, a Itália nem pode dizer que sofreu diante da Dinamarca, mas o que acabou fazendo foi atrapalhar a vida dos nórdicos em sua busca pela vaga na repescagem. Após abrir 1 a 0 com um golaço de Pablo Osvaldo, a Azzurra levou a virada com gols de Nicklas Bendtner – um no finalzinho do primeiro tempo e outro a 11 minutos do final. Acontece que, já nos acréscimos, Alberto Aquilani marcou e complicou as coisas para os dinamarqueses, que com o empate em 2 a 2 foram a 13 pontos e já não dependem mais só de si,. Eles estão empatados com a Bulgária - que perdeu para a Armênia por 2 a 1, mas ainda leva vantagem no saldo de gols. Armênios e tchecos – que bateram Malta por 4 a 1 – têm 12. A última rodada tem Dinamarca x MaltaItália x Armênia e Bulgária x República Tcheca.
Grupo C: Alemanha já dentro; Suécia já no playoffForte candidata ao título, a Alemanha também está garantida na próxima Copa. O time de Joachim Low bateu a Irlanda por 3 a 0 em casa e assegurou o que já era quase certo: o primeiro lugar da chave. Os gols foram de Sami Khedira, Andre Schurrle e Mesut Ozil. Novidade mesmo – e sofrida – foi a certeza da Suéciade disputar a repescagem. Após sair perdendo para os austríacos, a equipe contou, claro, com Zlatan Ibrahimovic para alcançar uma virada. O craque do Paris Saint-Germain marcou o gol do 2 a 1 a quatro minutos do final e levou os suecos a 20 pontos, seis a mais do que a Áustria.

Grupo D: Mais e mais HolandaO fato de já estar garantida na Copa não tirou a motivação dos holandeses em Amsterdã. E isso para azar dos húngaros, que levaram um tremendo golpe na busca pelo segundo lugar da chave ao apanhar por nada menos que 8 a 1. Robin van Persie marcou três vezes e, com isso, superou Patrick Kluivert como maior artilheiro da história da seleção holandesa com 41 gols. Kevin Strootman, Jeremain Lens, Devecseri (contra), Rafael Van der Vaart e Arjen Robben completaram para os laranjas. Dzsudzsák descontou de pênalti para aHungria. Com isso, os húngaros permaneceram com 14 pontos e caíram para o quarto lugar. Isso porque aRomênia goleou Andorra por 4 a 0 e foi a 16 pontos, assim como a Turquia, que derrotou a Estônia por 2 a 0. A rodada final tem Hungria x AndorraRomênia x Estônia e Turquia x Holanda.

Grupo E: Suíços pela terceira vezOutra vaga que pintou nesta quarta-feira foi de uma equipe menos badalada, mas que tem sido competente nas eliminatórias: a Suíça, que pela terceira vez consecutiva garante vaga na Copa do Mundo da FIFA. A confirmação veio com uma vitória fora de casa por 2 a 1 para cima da Albânia, graças a gols de Xherdan Shaqiri e Michael Lang. Os suíços foram a 21 pontos e assistem tranquilos a uma briga dura pelo segundo lugar na chave entre Islândia e Eslovênia. Ao bater o Chipre por 2 a 0, os islandeses foram a 16 pontos, um a mais do que os eslovenos, que fizeram 3 a 0 na Noruega. A última rodada terá Chipre x AlbâniaNoruega xIslândia e Suíça x Eslovênia.

Grupo F: Portugal perto de nova repescagemAinda não é matemático, mas é bem provável que os russos consigam de forma direta a vaga ao Mundial. Para que não seja assim, a equipe anfitriã da Copa de 2018 precisaria ser derrotada pelo Azerbaijão em Baku e ainda ver os portugueses derrotarem Luxemburgo em casa, de modo a reverter uma desvantagem de sete gols no saldo. Tudo isso depois de a Rússia, fora de casa, ter feito 4 a 0 em Luxemburgo e de Portugal levar um gol surpreendente de Israel a cinco minutos do final e acabar num empate em 1 a 1. A diferença de russos para portugueses, então, passa a ser de três pontos.

Grupo G: Tudo igual no topoA tensão fica suspensa até a última rodada mesmo na equilibrada briga entre bósnios e gregos pela vaga direta à Copa. As duas seleções vão à última rodada empatadas com 22 pontos graças a vitórias nesta sexta-feira: a Bósnia e Herzegovina não teve trabalho para marcar 4 a 1 sobre Liechtenstein, graças a dois gols do artilheiro Edin Dzeko, enquanto a Grécia, à sua moda, marcou 1 a 0 suado na Eslováquia. Com enorme vantagem no saldo de gols, os bósnios precisam apenas vencer sua partida de terça-feira contra a Lituânia, fora de casa, para se garantirem no Brasil 2014. A Grécia, enquanto isso, recebe Liechtenstein.
Grupo H: Ingleses mostram forçaA chave não chegou a decisão alguma, mas as menos as coisas ficaram mais claras. Boa parte disso, por causa de uma providencial vitória dos ingleses contra um rival direto, Montenegro, por um incontestável 4 a 1 – gols de Wayne Rooney, Branko Boskovic (contra), Andros Townsend e Daniel Sturridge. Com isso, na última rodada os ingleses dependem apenas de si para garantirem um lugar na Copa: com 19 pontos, têm pela frente, em Wembley, a Polônia. A vice-liderança da chave é da Ucrânia, que contou com um gol de Andriy Yarmolenko para marcar 1 a 0 nos vizinhos poloneses e chegar a 18 pontos. Montenegro, enquanto isso, caiu para terceiro com 15. Além de Inglaterra x Polônia, a terça-feira tem Montenegro x Moldávia e San Marino x Ucrânia.

Grupo I: Espanha por um pontoA habitual paciência dos espanhóis foi a chave para garantir uma vitória que, se não os coloca matematicamente na Copa, dá sequência àquilo que já se esperava desde quando os campeões mundiais bateram a França. Apesar de ficar sem marcar gols até os 16 minutos do segundo tempo, a Espanhamanteve a calma, fez gols com Xavi e Alvaro Negredo e, mesmo levando um gol no finalzinho, seguiu seu caminho rumo à vaga direta. Os espanhóis têm 17 pontos e vantagem de quatro gols no saldo em relação à França, que tem 14 pontos e nesta sexta bateu a Austrália em jogo amistoso por 6 a 0. A última rodada temEspanha x Geórgia e França x Finlândia.

Nenhum comentário: