quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FIFA Vai Estudar a Questão de Jogador Tirar a Camisa Para Comemorar Gol

Tim Cahill Foi Expulso Por Levantar a Camisa
 A FIFA,  tão zelosa para com seus patrocinadores, precisa mesmo rever a recomendação  da International Board para punir com cartão amarelo o jogador que tira a camisa para comemorar gol. Não para abrandar como querem muitos, mas sim, para punir com mais rigor. 

O presidente da Fifa Joseph Blatter, esteve domingo assistindo o jogo entre Everton e Manchester City e acompanhou a expulsão do jogador de Tim Cahill, logo após ter feito o gol da vitória por 1 a 0 do Everton sobre o Manchester City. 

O atacante australiano extravasou a euforia de forma bem comum: encobriu o rosto com a camisa. O juiz Steve Bennett, zeloso cumpridor das orientações da International Board (que rege as leis do futebol), não teve dúvidas de mostrar o cartão amarelo. Como Cahill já havia sido advertido anteriormente, foi expulso.


Vinicius Araújo Tirou a Camisa do Cruzeiro
O presidente da FIFA foi infeliz quando afirmou que não concordou com o árbitro por que o jogador não tirou totalmente a camisa, somente a levantou. "Não concordei com o árbitro", disse Blatter, que havia ido ao estádio de Manchester com seu colega inglês David Will, um dos vices da Fifa. "O cartão caberia, se o jogador tivesse tirado totalmente a camisa. Mas ele a levantou em parte", disse. "Uma bronca caía bem."


Na avaliação de Blatter, é preciso deixar claro o que significa "tirar a camisa", conforme está no texto aprovado pela Board em fevereiro. "Vamos estudar a questão", garantiu Will, ao reforçar a posição de Blatter. "Tirar a camisa é quando o jogador a arranca do corpo ou também quando a levanta em parte?", ponderou. "Essa sutileza faz com que alguns juízes tenham interpretações distintas."


Romarinho Tirou a Camisa do Corinthians
Blatter perdeu um boa oportunidade de ficar calado. falou besteira. Levantar a camisa ou tira-lá completamente, ambas prejudicam o patrocinador. O futebol movimenta bilhões de dólares  graças aos patrocínios.


Esconder o patrocinador no momento de maior visibilidade é no mínimo uma insanidade. O jogador que levanta ou tira a camisa, deveria ser punido com o cartão vermelho e não apenas o amarelo

Neste final de semana, dois jogadores desrespeitaram os patrocinadores e infrigiram a regra da International Board,  no campeonato brasileiro da série A, ao tirar a camisa para comemorar gols. Vinicius Araújo do Cruzeiro na vitória contra o Vasco e Romarinho do Corinthians na Vitória contra o Flamengo. Os dois foram punidos com cartões amarelos. 

Pior que isso ainda,  recebem apoio dos torcedores por infringirem a regra, no caso de Romarinho a aberraçã foi ainda maior. O narrador Luiz Roberto da Rede Globo praticamente festejou o fato de Romarinho ter tirado a camisa para comemorar. Definitivamente a banana está comendo o Macaco.

Os valores da sociedade estão invertidos. No Brasil pra ser herói,  tem que ser bandido. Quem não cumpre a lei é festejado. O policial é ruim e o traficante é "bem feitor". O jogador faz o gol tira a camisa do clube, joga no chão e o torcedor "alienado" vibra com a transgressão.


Infelizmente o respeito ao patrocinador só vai acontecer se houver uma medida mais dura da International Board, porque se depender de jogadores, dirigentes,  clubes e até mesmo de torcedores,  essa balbúrdia vai persistir.   



7 comentários:

Dani Leão disse...

Acho, primeiramente, uma falta de respeito muito grande com a camisa do clube que paga o salário dos jogadores, e em segundo lugar, com os patrocinadores! Eu sou totalmente a favor da expulsão do jogador que tirar ou levantar a camisa durante a comemoração do gol.

Unknown disse...

Felizmente ainda há gente sensata neste mundo. Concordo com o artigo e com o comentário e acrescento: Sinto que o gesto do jogador seria uma forma de mostrar que é mais importante do que o clube e seu patrocinador e manifesta seu desprezo pelos mesmos.

Julio disse...

é por gente como esta que o futebol virou um negócio, que empresas petrólíferas e que atentam aos direitos humanos adoram investir no futebol. É UMA MAQUINA DE LAVAR DINHEIRO e pessoas como você senhor Cleuber que compactuam com isso ofendem a tradição do futebol que este país tem. O futebol não é patrocínio, pois o futebol sem patrocínio tem muita história, mas e o patrocínio sem futebol? NÃO É NADA! absurdo é o lobby que essa dinherama fez para conseguir punir jogadores que levantam a camisa... tenho nojo de pessoas que acham que o dinheiro compra tudo

Unknown disse...

Que blog de merda..

Unknown disse...

Que blog de merda mesmo. Um merdinha falando que o DINHEIRO é mais importante que o Futebol ARTE, que a emoção do jogador e da torcida naquele momento, daqui a pouco ta ate defendendo o Blatter e toda a corrupção da FIFA, por que da dinheiro e faz bem aos patrocinadores...

Cíntia disse...

Concordo em gênero, numero e grau. Parabéns pelo comentário.

Valdir disse...

Deveria ser cartão vermelho direto para as atitudes tanto de levantar( encobrir o patrocínio) ou tirar a camiseta, nas comemoracões durante o tempo do jogo. Jogadores pra receberem salários e direitos de imagem MILIONARIOS, decorrentes do patrocínio nas camisetas eles querem muito. Prejudicar o patrocinador (mesmo que seja um capitalista muito rico) que lhe sustenta aí não tem problema pra eles e para os dirigentes de clubes?