segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conheça a História dos 'Caçadores de Bons Exemplos'

Iara Xavier: Brasileira, 30 anos, nascida na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Sonhadora, determinada e de fé incondicional.

Eduardo Xavier: Brasileiro, 42 anos, nascido na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Sereno, atencioso e companheiro.

Nunca fomos aventureiros. Não somos jornalistas. Não somos loucos.

Somos apenas um casal cansado de ouvir notícias ruins. Daí resolvemos tomar uma atitude…vendemos nosso apartamento e saímos em uma viagem durante 5 anos pelo mundo em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social.

Acreditamos que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Por isso… Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas á fazerem o mesmo que os bons exemplos que encontramos estão fazendo. Caso não tenham esta disponibilidade, que ajudem quem já esta fazendo.
O importante é ter um pensamento mais coletivo e menos individualista. É olhar para a comunidade como um todo.

Já percorremos Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e agora estamos em Rondônia.
São 162.005 quilômetros percorridos por terra, água e ar em 32 meses.

Não temos patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, queremos apenas plantar uma sementinha do bem nos corações das pessoas.


Embarquem com a gente nesta grande viagem do bem!
Eles deixaram a cidade e saíram pelo mundo em busca de boas histórias.
Expedição será de 5 anos, casal já está na estrada há 2.

Casal de Divinópolis largou tudo para viajar o mundo em busca de bons exemplos (Foto: Iara/Divulgação)

Há mais de dois anos um casal de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, resolveu abrir mão da vida cômoda na cidade para poder viajar pelo mundo em busca boas histórias e bons exemplos. "Chega de notícias ruins", é assim que pensou Iara e Xavier. A história é tão interessante que foi mostrada em uma edição especial do Fantástico deste domingo (15).

Clique Aqui e Assista a Reportagem do Fantástico

saiba mais

Eles já passaram por 18 estados brasileiros mostrando boas histórias de pessoas que fazem a diferença onde vivem. "Vendemos nosso apartamento e saímos em uma viagem de 5 anos pelo mundo, em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem executando algum projeto social. Acreditamos que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Por isso, nosso objetivo é sensibilizar as pessoas contando as histórias que encontramos durante essa viagem", contou Iara.

Os dois aventureiros já percorreram boa parte do país e eles têm planos de saírem do Brasil. "Já percorremos Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e agora estamos em Rondônia. São 162.005 quilômetros percorridos por terra, água e ar em 32 meses", ressaltou.


Casal já percorreu o Brasil de carro
(Foto: Iara/Divulgação)
As viagens são todas por conta do casal, eles não recebem incentivo financeiro e nem patrocínio. "Além disso, não temos nenhum vínculo religioso ou político, queremos apenas plantar uma sementinha do bem nos corações das pessoas. Embarquem com a gente nesta grande viagem do bem" acrescentou Iara.

Os dois devem finalizar o trajeto pelo o Brasil até 2014, em seguida eles devem ir para o exterior. Mas ainda não há roteiro. “Não sabemos nunca para onde nós vamos, quem nos direciona são as pessoas que a gente encontra, e que nos encaminha para bons projetos. A partir daí fazemos o nosso roteiro. Todos os projetos que visitamos são de indicação de outras pessoas e, é dessa forma que a gente segue a vida”, ressaltou.

Para que as histórias não ficassem apenas com o casal, eles decidiram que seria feiro um trabalho de divulgação dos mais de 700 projetos conhecidos por meio de sites e páginas na internet. Vendo que o acesso à internet ainda é limitado em determinados lugares eles também optaram por uma revista impressa. Foi feita apenas uma edição que renderam mais de 10 mil exemplares gratuitos e com conteúdo mais que especial. Com voluntários na produção e histórias que fazem mesmo a diferença. “Essa experiência nos fez acreditar que existe muito mais coisas boas para serem descobertas que coisas ruins”, afirmou.
O casal se diverte com a nova forma de viver
(Foto: Iara/Divulgação)

Retorno à Divinópolis

A expedição foi pensada cronologicamente. Em 2015 Iara e Xavier retornam à cidade, lugar que eles pretendem constituir família e morar.” Somos de Divinópolis, e eu morei a minha vida toda nessa cidade. Temos planos de retornar sim, queremos ter três filhos, adotar outros e viver aplicando tudo isso que estamos vivenciando hoje. Mas não queremos nos preocupar com isso agora, vivemos o hoje muito intensamente para pensar no retorno. Estamos focados nesse projeto que respiramos 24 horas. Visamos conhecer pessoas e bons exemplos diferente de outras expedições”, finalizou.
A expedição do casal não se limita à lugares eles querem exemplos, pessoas e a diferença.
Reportagem: Anna Lúcia Silva Do G1 Centro-Oeste de MinasFonte

Um comentário:

metanoia generetion disse...

parabens Eduardo e Iara, que Deus abençõe esta jornada, e que nunca falte nada pra vcs. assim como nunca faltou para os missionarios de Cristo, Ev. Mauricio Metanoia eis colega seu de trabalho Divinopolis Mg.