domingo, 16 de junho de 2013

Espanha x Uruguai - O Primeiro Contra o Último Campeão Mundial na Arena Pernambuco


O Primeiro contra o último Campeão Mundial: Foto AFP
As seleções da Espanha e do Uruguai estão, sem dúvida nenhuma, entre as mais vencedoras do planeta bola. A Celeste conquistou a primeira edição da Copa do Mundo da FIFA, em 1930, enquanto a Fúria, não tão exitosa naquela época, ergueu a sonhada taça na África do Sul 2010. Agora, na condição de campeãs dos respectivos continentes, as duas potências se enfrentam na abertura do Grupo B da Copa das Confederações da FIFA, único título ainda ausente nas opulentas salas de troféus dos dois países.
O jogo
Espanha x Uruguai, Arena Pernambuco, Recife, domingo, 16 de junho, às 19h (horário de Brasília)
Em cenaEmbora sejam os atuais soberanos nas próprias confederações, espanhóis e uruguaios chegam ao Festival dos Campeões em momentos bem diferentes. A Fúria lidera o Grupo I das eliminatórias europeias para o Brasil 2014 e está há 22 jogos sem perder — a última derrota data de novembro de 2011, quando a Inglaterra venceu por 1 a 0. A Celeste, por sua vez, não foi capaz de manter o nível da seleção que ganhou a Copa América 2011 na Argentina e atualmente, após um importante triunfo contra a Venezuela, ocupa um incômodo quinto lugar no torneio classificatório sul-americano para a próxima Copa do Mundo da FIFA. Um lugar que lhe daria apenas uma vaga na repescagem intercontinental. 
O histórico do confronto favorece amplamente a Espanha, que soma quatro vitórias e quatro empates contra os uruguaios. Curiosamente, o primeiro duelo entre as duas seleções ocorreu justamente no Brasil. Naquela partida em São Paulo, válida pelo Mundial de 1950, o placar terminou em 2 a 2.
O número
– São os jogadores uruguaios que atuam hoje no Campeonato Espanhol: Diego Lugano (Málaga), Diego Godín e Cristian Rodríguez (Atlético de Madri). Nenhum dos dois times teve atletas convocados para a Fúria.
O que eles disseram"O nível desta competição é altíssimo. Aqui estão os melhores jogadores e técnicos do mundo. O Brasil é um país que sente e vive o futebol intensamente. Será um grande torneio, mas não vai ser fácil conquistar o título. Espero e desejo que a seleção espanhola seja o mais bem-sucedida possível", Vicente Del Bosque, técnico da Espanha.
"Sabemos que se trata de uma competição muito prestigiada e queremos tirar o melhor desta oportunidade, mas não será fácil. A Espanha está fazendo história: tem vencido os torneios mais importantes, jogado uma bola de dar inveja a todos e exercido uma grande influência no futebol atual", Oscar Tabárez, técnico do Uruguai.

Nenhum comentário: