sábado, 22 de junho de 2013

Artigo do Técnico René Simões: Por Um País Mais Justo e Politizado

Ontem, conversando com um político da área de economia, ele colocou alguns números que a primeira vista convenceria aos mais desavisados.

"São investidos na educacação 180 bilhões ano, na saúde 140 bilhões ano, isso em reais. Se a copa vai consumir 32 bilhoes em 4 anos( isso é estimativa de hoje, daqui a um ano vai ser muito mais, colocação minha) seriam 8 bilhoes ano a serem acrescentados nas duas areas. Segundo a visão dele não seria a solução para os problemas das duas pastas".

Esta colocação vista dessa forma faz até sentido, mas o problema não é esse, e o enfoque das manifestações é contra a corrupção e o descaso. E nisto ele até concordou com minhas colocações. Se não vejamos o seguinte:

Desses bilhões alocados para saúde e educação, quanto na realidade chega ao destino final, O que se faz em prol do cidadão ?

Os 32 bilhões gastos na copa até agora, também não é o X da questão, o problema é quanto foi de super faturamento, desperdício e "ETC".

A luta não é entre a copa x saúde  educação e segurança, a luta é o que pagamos e o que o "etc" fica na conta deles.

A luta é contra um sistema economico que paga centavos quando tem o meu e o seu dinheiro no dominio deles e te cobra muitos reais quando voce precisa pedir dinheiro à eles.
A luta é contra o alto nível de impostos que pagamos e se atrasamos o pagamento os juros nos atropelam e os serviços são cortados e quando nos devem ficamos com precatórias que só Deus sabe quando receberemos.

A luta é contra os 3.2 trilhões de impostos arrecadados nos últimos 17 meses e os buracos nas estradas, os apagões, nossos aeroportos tipo rodoviárias, a aposentadoria dos nossos pais que secam a cada ano.

A luta é contra o sistema político em que a maioria se elege para se auto- representar e não a quem os elege.

A luta é contra as alianças que contrariam o mínimo do mínimo da ética e bom senso de pessoas que deveriam ler todos os dias a cartilha do seu partido e sua ideologia.

Estou orgulhoso de nossa juventude. Só precisamos avaliar o momento de fazer cada coisa. Participei de greves de professores, quando dava aula no municipio e estado do Rio de Janeiro e lá aprendi que é muito fácil começar um movimento, difícil e controla- lo e saber a intensidade e o momento de parar. Tenhamos cuidado com os aproveitadores de ocasiões. Os tumultos, os saques a violência serve a quem neste momento.

Estou na torcida para que lideranças jovens e realmente comprometidas com o interesse coletivo se levantem e tomem a frente do movimento.

Por um país mais justo e mais politizado.

" Eu prefiro na chuva sair e me molhar do que em casa, seco, viver em conformidade". Martin Luther King


Nenhum comentário: