quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governador Assina Lei da Livre Informação no Governo do Estado



“A luta pelo fortalecimento da democracia que conquistamos deve ser intensa e constante”.
Com esta frase, o governador Marconi Perillo iniciou o seu discurso proferido, na tarde de hoje, durante a assinatura do autógrafo de Lei 37 que dispõe sobre os procedimentos a serem observados na aplicação da Lei Federal nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação - LAI), de 18 de novembro de 2011, para a garantia do acesso a informações, observados grau e prazo de sigilo previsto na Constituição Federal.
As disposições da Lei aplicam-se aos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunais de Contas e ao Ministério Público. Estende sua abrangência também às autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado. São extensivas ainda às entidades privadas, sem fins lucrativos que recebam recursos públicos.
“Na esfera de Governo, em nossas três gestões, - declarou o governador - atuamos para garantir a total transparência de nossas ações, dando à população e aos organismos de controle os meios adequados para a fiscalização de todas as nossas ações.”
Destacou que, com o avanço da legislação, agora, permitindo acesso a novas informações, “a nossa determinação foi para que saíssemos à frente e disponibilizássemos tudo o que era exigido pela LAI”.
Marconi disse que Goiás foi um dos pioneiros na garantia desse avanço, “porque, com a escola que tivemos do saudoso Henrique Santillo, que nos ensinou o be-a-bá da transparência, procuramos logo por em prática o que a lei preceituava”.
“Almejamos e colocamos em prática uma administração aberta e integrada com os mais dignos anseios da nossa população. Graças a Deus e ao empenho de todos os que lutam pelo aprimoramento democrático do nosso País, esse é um caminho sem volta, para gáudio dos que querem o exercício do poder transparente e controlado, fechando e estancando todos os possíveis gargalos e desvios. Precisamos e devemos seguir esses caminhos sem atalhos. Acredito que a transparência vem justamente para nos ajudar a percorrer esses caminhos com mais segurança e tranquilidade”, acrescentou.
Por fim, o governador informou estar determinando à Controladoria Geral do Estado que todos os processos que signifiquem qualquer tipo de despesa, tenham todas as folhas, todo o seu conteúdo, escaneado e disponibilizado na internet, inclusive o número de viagens aéreas dos secretários e do governador.
“Todas as informações deverão ser disponibilizadas: processos de compra, licitações, contratos e pagamentos de qualquer natureza. Se o processo contemplar algum tipo de despesa ele irá, folha por folha, para a internet, onde ficará à disposição para a consulta por parte de toda a população”, finalizou.
Compareceram à solenidade secretários, presidentes dos tribunais de contas, membros do judiciário e do Ministério Público.

Nenhum comentário: