sábado, 16 de março de 2013

Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás Tenta Censurar Diário da Manhã

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás cometeu o maior erro de julgamento de sua história, ao tentar censurar o Jornal Diário da Manhã, depois que o jornal publicou fotos de abuso sexual de uma criança de três anos na capa. Sob o falso pretexto de defender a ética jornalística, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sindicato tentou legislar onde não tem competência para tal. 

A entidade não está defendendo interesses coletivos, defende sim,  interesses pessoais e nada nobres. O Diário da Manhã, mostrou coragem de expor um ferida da nossa sociedade. Provocou indignação e revolta, por conta de algo, que a cada dia se torna mais rotineiro. Trouxe a sociedade para debater a questão, abriu os olhos de quem estava cego. Certamente, isso desagrada quem gosta de defender bandidos. 




A barbárie  praticada por um "marginal" fez chorar muitas mães e pais. O Sindicato tentou transformar o DM no vilão da historia, sob o pretexto de proteger a criança. Proteger como? A criança foi violentada e o que vocês do Sindicato fizeram para protege-lá? Tentaram esconder a verdade. Certamente o sindicato ficaria feliz se o DM tivesse publicado uma receita de bolo, ao invés de contribuir para a sociedade. O que o DM fez, foi "jornalismo de verdade". A matéria  alertou a sociedade para um problema cada dia mais próximo de nossas casas.

 A partir da reportagem, as mães estão mais atentas aos seus filhos.  Quem não se indignou em ver tamanha barbárie? Não é escondendo a verdade, jogando a sujeira por baixo do tapete, como quer o Sindicato  dos Jornalistas, que vamos construir um sociedade mais justa e menos violenta. O Sindicato, achou-se no direito de querer interferir na linha editorial do Jornal. Sentiu-se no direito de dizer, o que deve e o que não deve ser mostrado, em uma manifestação de soberba, só vista nos tempos da ditadura. Alinho-se à idéia do PT que prega o controle dos veículos de comunicação. 

O Ministério Público do Estado de Goiás, não pode servir de cabo de chicote, de "filhotes da ditadura," que se arvoram contra a Liberdade de Imprensa. É lamentável, que tal iniciativa tenha partido de um Sindicato que deveria estar exatamente, do lado do povo e não contra ele. Vergonhosa, covarde e oportunista, é a atitude do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás. Esta iniciativa, infelizmente, encontra ressonância em alguns profissionais, na sua maioria, fracassados, exatamente por não terem a mesma coragem  de mostrar a verdade que teve o Jornal Diário da Manhã. 

 Ao Sindicato dos Jornalistas de Goiás meu repúdio, pela odiosa tentativa de  impor censura à Imprensa. Ao Diário da Manhã minha solidariedade e meus cumprimentos pela coragem de expor as feridas da sociedade, despertando em cada um de nós, a capacidade da indignação. Capacidade essa, que não devemos perder nunca, pois, indignando-se com atos de violência e de censura, é, que continuaremos avançando em um estado democrático de direito e liberdade de imprensa. Nos unimos pela dor, em busca de uma sociedade mais justa, menos violenta. Sem conhecer a verdade como ela é, perdemos a capacidade de indignação e nos transformamos em alienados sociais. 

Indigne-se! Comova-se! Mova-se!                                  
                                                                                           
Nós pedimos com insistência:                                           
Não digam nunca: isso é natural!                                      
Diante dos acontecimentos de cada dia.                           
Numa época em que reina a confusão.                             
Em que corre o sangue,                                                     
Em que se ordena a desordem,                                          
Em que o arbitrário tem força da lei,                                
Em que a humanidade se desumaniza,                             
Não digam nunca: isso é natural!                                     
                                                                                          
Bertolt Brecht                                                                   

Íntegra da nota de repúdio do sindicato divulgada no Facebook



DM viola o Estatuto da Criança e do Adolescente fere a ética jornalística e desrespeita toda a sociedade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás torna público seu veemente repúdio à publicação, feita pelo jornal Diário da Manhã, na capa de sua edição de 14 de março de 2013, de fotografias de um estupro de uma criança, ocorrido num praça pública da cidade de Quirinópolis. As fotografias são reproduções de um vídeo feito por uma moradora da cidade e que faz parte do inquérito instaurado pela Delegacia de Polícia do Município.

O jornal e seus jornalistas têm o dever de levar informações de interesse público a toda sociedade goiana. Este dever não inclui o direito de expor crianças que têm suas identidades protegidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A desfiguração do rosto – recurso utilizado na reportagem – não impede que a criança seja identificada, principalmente pelos que possam ter algum tipo de convivência com ela.

Mas as imagens reproduzidas pelo jornal Diário da Manhã não desrespeitam somente à vítima e seus familiar; desrespeitam a toda sociedade. A exposição de tamanha violência não tem outra justificativa a não ser a do lucro fácil com a venda de jornais.

O jornal – e quem decidiu pela publicação das fotografias – feriram o Código de Ética do Jornalista Brasileiro que em seu artigo 11 estabelece que o jornalistas não pode divulgar informações “de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.”

O jornal fere a ética e os princípios do Jornalismo. Também abusa das liberdades de expressão e de imprensa ao violar os direitos constitucionais da cidadania. Infelizmente, o caso em voga não se esgota em si. Práticas semelhantes já ocorreram e podem voltar a ocorrer na produção pseudojornalística da grande imprensa – principalmente em jornais e programas de rádio e TV popularescos que não se pautam pela informação de interesse público e não se preocupam em respeitar a dignidade humana.

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás – entidade sindical sem poder para fiscalizar o exercício profissional do jornalismo – chama a atenção de toda a sociedade para a imperiosa necessidade de criação do Conselho Federal de Jornalistas e seus respectivos Conselhos Regionais para que casos como este possam ser investigados e os responsáveis punidos por seus pares.

Defendemos as liberdades de expressão e de imprensa, defendemos o direito do cidadão à informação e não podemos compactuar com o desvirtuamento do imprescindível papel do jornalismo para as sociedades democráticas. Por isso mesmo, condenamos práticas que não dignificam o jornalismo e a categoria dos jornalistas.

Nenhum comentário: