quarta-feira, 27 de março de 2013

Operação Águas de Março Coíbe Pesca Ilegal No Feriadão Em Goiás

Durante a Semana Santa, os órgãos ambientais vão realizar ações conjuntas de fiscalização nos rios Araguaia, Paranaíba, São Marcos e Tocantins, e seus afluentes. A Operação Águas de Março tem objetivo de fiscalizar as áreas de preservação permanente nas margens dos rios, a caça e a pesca predatória. O nome da operação é uma homenagem a canção de mesmo nome do compositor Tom Jobim e ao Dia Mundial das Águas comemorado dia 22 de março. Essa colaboração entre Ibama, Instituto Chico Mendes e Semarh reforça o tema desse ano do dia da água que é Cooperação pela Água.


No Araguaia, será dada especial atenção na área da Reserva Extrativista Lago do Cedro, unidade de conservação federal, localizada em Aruanã. Porém, haverá fiscais nos postos de controle nas rodovias que dão acesso ao rio.


Durante as tratativas entre os três órgãos ambientais sobre a Operação Águas de Março, algumas datas e regiões de ação foram previamente definidas para a temporada do Araguaia e o período que a antecede. O objetivo das ações de educação ambiental e fiscalização é fazer com que um maior número de pescadores amadores e profissionais cumpram a legislação ambiental, de forma a respeitar os apetrechos de pesca permitidos, tamanho, cotas e locais de pesca. Como reflexo, também é esperado um maior número de pescadores legalizados com licença de pesca e respeitando a proibição de pesca em cardumes, conforme descrito na Lei 13.025/97 do Estado de Goiás.


No último final de semana, fiscais já apreenderam 60 quilos de pescado, entre Papa Terra , Piau, Cachorra, caranha e Bagre Africano., além de 7 redes e 2 armas de fogo. Nos postos Rio Tesoura, e Bandeirantes as equipes de fiscais vão trabalhar em conjunto com Batalhão Ambiental do dia 28 de março a 1º de abril.


Uma operação em conjunto com o Batalhao Ambiental também está em andamento nos Rios Claro, Caiapó e Araguaia, abrangendo os municípios de Iporá, Montes Claros, Arenopolis, Ponte Alta, Baliza e Aragarças.

Nenhum comentário: