quarta-feira, 20 de março de 2013

HDT Equipado Com Tomógrafo e Laboratório

Governador vai participar da inauguração do tomógrafo e do novo laboratório da unidade

Referência no tratamento de doenças infecciosas e dermatológicas em Goiás e na Região Centro-Oeste, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) passa a contar com um tomógrafo e um novo laboratório. A inauguração dos novos equipamentos acontece amanhã, dia 20 de março (quarta-feira), às 16h, e contará com a presença do governador Marconi Perillo, do secretário estadual de Saúde, Antonio Faleiros, do presidente do Conselho de Excelência do HDT, Prof. Nion Albernaz, do diretor geral interino e superintendente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), André Guanaes, do presidente do Grupo Dasa, Dickson Tangerino, além de outras autoridades e convidados. 

O tomógrafo computadorizado irá sanar uma deficiência no diagnóstico por imagem na unidade que durava cerca de duas décadas. Até então, todos os pacientes que necessitavam do tomógrafo eram deslocados para outras unidades de saúde para a realização dos exames. O aparelho foi fornecido ao HDT pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e custou cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos. A obtenção do aparelho foi obtida após cerca de 10 anos de espera, período em que foram feitas diversas intervenções junto à SES-GO para viabilizar a compra do tomógrafo. Os processos, no entanto, acabavam arquivados por motivos diversos.

“O funcionamento do tomógrafo é uma grande vitória para o hospital, pois irá sanar toda a deficiência na área de diagnósticos por imagem, que prejudicava o atendimento aos pacientes devido ao desconforto do transporte para outras unidades”, destaca André Guanaes, diretor geral interno do HDT e superintendente do Instituto Sócrates Guanaes, a organização social gestora da unidade. O aparelho foi entregue ao hospital no fim do ano passado, mas sua instalação só foi possível após a readequação da rede elétrica da unidade, o que levou aproximadamente 90 dias. A readequação, que custou cerca de R$ 40 mil, era necessária para o correto funcionamento do aparelho.

Novo laboratório - Em qualquer unidade de saúde, o funcionamento do laboratório de análises clínicas é fundamental para o bom atendimento aos pacientes. Desde a entrada até a alta do paciente, os exames são imprescindíveis para a apuração do diagnóstico, monitoramento do tratamento e confirmação da cura. No HDT, a qualidade da análise clínica é igualmente decisiva. Para modernizar a estrutura do laboratório da unidade, o Instituto Sócrates Guanaes contratou o DASA, quarto maior grupo em análises clínicas do mundo, que irá disponibilizar aparelhos de última geração à unidade. 

O DASA vai atuar no hospital por meio da empresa CientificaLab, que trabalha especificamente junto ao serviço público e está presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A empresa vai incorporar equipamentos de última geração, promover a capacitação continua dos funcionários e estabelecer procedimentos operacionais de forma a elevar a qualidade do serviço. “O HDT terá acesso a um menu bastante abrangente, comtemplando mais de 3 mil exames. Com os novos equipamentos como o Dimension (de bioquímica) e o Pentra (de hematologia), o laboratório será capaz de executar um grande número de análises de forma rápida e simultânea”, explica Frederico Theobaldo, assessor comercial da CientificaLab. 

O novo laboratório permitirá ao HDT atender a demanda de exames oriunda dos atendimentos ambulatoriais da unidade, que antes eram realizados em laboratórios da rede SUS. Com isso, o total de exames realizados mensalmente – que atualmente são cerca de 13.500 – deve dobrar. O tempo de entrega dos resultados de exames urgentes será feita em até duas horas, enquanto os exames ambulatoriais serão entregues em até 72 horas.

O acesso aos resultados das análises também será facilitado, uma vez que poderão ser visualizados ou impressos via internet. Além disso, os exames serão identificados por meio de códigos de barras, sistema que permitirá o rastreamento de todos os exames realizados pelo paciente. “Com um laboratório moderno e tecnologia via web, o médico, mesmo fora do HDT, pode acessar os exames e orientar a equipe de enfermagem sobre o tratamento do paciente. Também vai haver mais rapidez na confirmação de diagnósticos, o que refletirá na produtividade do hospital, com impactos na redução do tempo de permanência do paciente na unidade”, afirma a diretora técnica do HDT, Letícia Aires.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HDT

Nenhum comentário: