segunda-feira, 4 de março de 2013

Governador Recebe Embaixador da Bélgica Para Tratar de Parcerias nas Áreas de Educação e Tecnologia


O governador Marconi Perillo recebeu, na manhã de hoje, a visita do embaixador da Bélgica no Brasil, Josef Smets, que estava acompanhado de conselheiros do comércio exterior e o superintendente de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac. Durante o encontro, o governador externou desejo de estabelecer parcerias nas áreas de educação, ciência e tecnologia com a Bélgica, além de contratos comerciais. O objetivo é, também, promover intercâmbio de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

De acordo com Elie Chidiac, a visita do embaixador belga faz parte de um cronograma de estabelecimentos de parcerias do Governo do Estado com países europeus e asiáticos nessas áreas de tecnologia e inovação. “Essas visitas ocorrem por uma determinação do governador de buscarmos inovação, principalmente nos países que são desenvolvidos nessas áreas, que são os países europeus e asiáticos. Essa visita do embaixador faz parte desse novo planejamento de inovação em Goiás. Além do que, o governador quer ainda promover intercâmbio para estudantes dos setores educacional e de ciência e tecnologia”, explicou Elie.

Josef Smets afirmou que foram tratadas parcerias entre Goiás e o governo da Bélgica em relação ao setor de pesquisa em tecnologia e inovação. Os encontros já estão pré-agendados, e em um deles estará presente o ministro da Educação da Bélgica. “Já temos contratos entre universidades belgas e brasileiras, e vamos desenvolvê-los também com o setor empresarial. O governador me sugeriu realizarmos uma semana belga em Goiânia, dividida em uma parte universitária, e outra em missão cultural, além do estabelecimento de contatos comerciais. Nosso ministro da Educação deve visitar Goiás e assinar contrato de cooperação no setor de tecnologia científica”, declarou. 

Smets disse ter recebido do governador uma resposta muito clara ao que pretendem estabelecer em termos de parcerias. “Estou muito feliz porque vamos fazer algo muito concreto e preciso. Goiás é um estado muito moderno, e nós temos o mesmo nível de desenvolvimento na Bélgica”, afirmou.

Nenhum comentário: