segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Suspeito de Mandar Matar Valério Luiz, Maurício Sampaio Foi Preso

Áulus Rincon
Milionário, dono de cartório, de escolas, proprietário de 200 imóveis na Capital e ex Vice-Presidente do Atlético Clube Goianiense, Maurício Borges Sampaio, 54, foi preso por agentes da Delegacia Estadual de Homicídios (DIH) no início da tarde deste sábado. Ele é apontado como mandante do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz, assassinado a tiros na tarde do dia 5 de julho do ano passado no momento em que saía da rádio em que trabalhava no Setor Serrinha em Goiânia.

Foi após ouvir o depoimento do açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier, 28, que a equipe da DIH teve certeza da participação de Maurício Sampaio na trama. Junto com o Sargento Djalma Gomes da Silva, 37 e Urbano de Carvalho Malta, 33, Marcus Vinícius foi preso na manhã de sexta-feira. Além de assumir ser o autor dos disparos, o açougueiro contou ter sido contratado pelo Sargento Da Silva, que agiu a mando de Urbano, que é motorista particular de Sampaio.

Da Silva e Urbano se negaram a prestar declarações, e afirmaram que só vão falar em juízo. Diante do depoimento do açougueiro, a polícia pediu e a Justiça concedeu na noite de ontem a Prisão Temporária do empresário, que foi preso por volta de 13h30 deste sábado no apartamento Solar dos Buritis, onde mora, no Setor Oeste em Goiânia. A previsão é de que ele seja ouvido ainda na tarde deste sábado pela equipe que investiga o caso — composta por três delegados. Diante da repercussão da prisão do empresário, a titular da DIH, Delegada Adriana Ribeiro prometeu atender a imprensa no final da tarde de hoje, sem horário ainda definido.

Desde o início das investigações, Maurício Sampaio sempre foi apontado como suspeito, uma vez que teria se sentido atacado por Valério Luiz, que nos programas que participava em rádios e na televisão fez várias críticas aos dirigentes atleticanos. Assim como os três acusados presos ontem, Maurício Sampaio teve expedido contra si um Mandato de Prisão Temporária, que vale por 30 dias, mas a titular da DIH já afirmou que pretende solicitar a transformação de todas estas prisões em Preventivas.


Polícia Civil de Goiás Mostra Toda sua Competência Para Investigar

 Por se tratar de pessoa de grande influência e muito poder aquisitivo. Muitas pessoas duvidaram que as investigações da Polícia Civil fosse capaz de esclarecer o assassinato. Alguns céticos ávidos por colocar chegaram a pedir que as investigações fossem feitas pela polícia federal. A Polícia Civil mostrou que estes céticos estavam falando bobagem. Algumas pesssoas pediram ao governador de Goiás Marconi Perillo para federalizar as investigações do caso, duvidando da capacidade de investigação comandada pela delegada Dr. Adriana Ribeiro. Deste primeiro momento deu liberdade de investigação e exigiu que o crime fosse esclarecido. O governador acreditou no trabalho da polícia civil e ela correspondeu plenamente a confiança. 

Adriana Ribeiro Uma Delegada Que é Orgulho do Povo Goiano




Natural de São Paulo e com meus pais nascidos em Morrinhos, sou a filha mais velha de uma família de três irmãos. Sou mãe de dois filhos e moro em Goiânia há trinta e cinco anos.



Conclui meus estudos no Colégio Ateneu Dom Bosco, onde fiz várias amizades, dentre elas com a Delegada Geral da Policia Civil, Adriana Accorsi, e a Delegada Titular da Mulher Karla Fernandes Guimarães. Fiz o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Sou pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, tenho curso de especialização em Gerenciamento e Segurança Pública e atualmente faço mestrado em Direito e Relações Internacionais pela PUC/GO.


Advoguei por aproximadamente um ano depois de formada e decidi então prestar concurso para Delegada da Policia Civil do Estado de Goiás. Fui nomeada em agosto do ano de 2000. Iniciei minha carreira como delegada na cidade de Novo Gama, como plantonista onde fiquei aproximadamente um ano. Em seguida fui nomeada para o cargo de delegada adjunta e titular de Luziânia, onde fiquei por quatro anos e aprimorei meus conhecimentos investigativos.

Em 2005, fui convidada a assumir e ser a primeira delegada de polícia adjunta da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, até então composta apenas por delegados. Depois de um ano fui convidada a fazer parte da Corregedoria da Polícia Civil, onde permaneci por dois anos. Passei por mais algumas delegacias até chegar a Delegacia de Homicídios, um sonho antigo que cultivei durante anos, procurando me aprimorar através dos desafios enfrentados e experiência adquirida para poder, hoje, coordenar o trabalho de cerca de setenta policiais civis. A frente desta especializada, desvendei casos de repercussão nacional.
Delegada de Policia por vocação, considero- me realizada profissionalmente em comandar nos dias de hoje a delegacia mais atuante no combate a criminalidade do Estado de Goiás e a segunda no País, na elucidação de crimes.

Fonte: Ugopoci

4 comentários:

Blog do Cleuber Carlos disse...

Carlos José de Oliveira
NOTA DE DESABAFO

Esta nota é para todos aqueles da imprensa e pessoas da sociedade que passaram os últimos sete meses criticando, de forma cruel, a Policia Civil de Goiás por não elucidar o crime de homicídio em que fora vítima o Cronista Valério Luiz. Muitas inverdades foram ditas. Por várias vezes pedi, nesta rede social, calma e paciência, pois o crime, ora cometido, era muito diferente dos demais, por que envolvia a ação de pistoleiro, agenciador e mandante (pessoa muito rica e influente em Goiás). Era necessário uma investigação mais precisa e acometida de muitos detalhes. Qualquer erro poderia por fim a meses de investigação. Supostamente toda a sociedade goiana já sabia quem seria o mandante do crime. Mas quem seria o pistoleiro? quem seria o agenciador? Entre saber e reunir provas suficiente para prendê-los há uma diferença muito grande. O judiciário, pautado na lei, só decreta prisões embasado em provas sólidas. Essas prova foram adquiridas ao longo de muitos dias de investigação. Diuturnamente, durante todos esses últimos meses, inclusive nos finais de semana e feriados, policiais civis, em busca da verdade, vasculharam a cidade em busca de provas consistentes para descobrirem a autoria do crime. Assim, na data do último dia 01 de Fevereiro de 2013, a Delegacia de Homicídios de Goiânia apresentou o assassino confesso de Valério Luiz tratando-se do o açougueiro Marcos Vinicius Pereira Xavier, agenciado por Urbano de Carvalho Malta e pelo sargento Djalma Gomes da Silva. Já no dia 02 de fevereiro de 2013, a juiza da 2ª Vara Criminal de Goiânia, Denise Gondim de Mendonça decretou a prisão do Mandante, sendo ele o empresário, cartorário, ex vice-presidente do Atlético e dono da rádio 730 AM, Maurício Sampaio. Taí a resposta para os críticos irresponsaveis (aos que criticavam por criticar). Sou policial civil, com muito orgulho, defendo e defenderei sempre a instituição no qual trabalho. Sei da capacidade de muitos delegados e de policiais civis que trabalharam na elucidação deste crime. Sinto orgulho por vocês, por que sei das dificuldades por que passamos. Sei das dificuldades enfrentadas e do silêncio que foi preciso durante esses últimos sete meses. Agora é hora de soltar o grito. É hora de gritar para todos que nós, policiais civis de Goiás, somos trabalhadores e excelentes investigadores. Os meus sinceros parabéns à todos que trabalharam diuturnamente na elucidação deste crime. Parabéns!!!! Sinto orgulho de todos vocês!!!!

Dante Vieira disse...

Parabéns a polícia cívil de Goiás. Detalhe: "Isso é apenas um fio de novelo, se forem a fundo mesmo, descobrirão uma corda de atracar návio." Tem muita coisa para ser descoberta. Me explique, como um time sem estrutura, torcida e recurso se levanta de uma hora pra outra, e monta um time que faz a disparada até a série A. Times maiores e muito mais tradicionais não conseguiram e lutam com sacríficio. Como pode esse time a exemplo do Brasiliense do Df arrancar assim. Fortuna por fortuna os dirigentes do vyla tem mais exemplo o seu Barros. Então, qual o segredo não rebelado??!? Tem muito mais para se descobrir. Façam uma CPI do futebol, ou investiguem com isenção e profundidade o Atlético e vcs descobrirão o maior esquema de corrupção do futebol brasileiro, oxalá senão mundial.

Adriano Luiz disse...

Parabéns a Delgacia de Homicídios e um PARABÉNS especial para a Delegada Adriana Ribeiro !!!

Adriano Luiz disse...

Parabéns a Delgacia de Homicídios e um PARABÉNS especial para a Delegada Adriana Ribeiro !!!