quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rádio 730 Volta a Atacar Trabalho da Polícia e Diz Que Maurício Sampaio Está Preso Injustamente

EDITORIAL 730

Desde o início de julho de 2012, centenas de policiais estão investigando a morte do cronista esportivo Valério Luiz. Até agora, mesmo com grandes profissionais buscando provas, não encontraram o que quer que fosse para fortalecer o inquérito. Os motivos do insucesso podem ser os mais variados. Segundo a defesa de Maurício Sampaio, a razão do fiasco é que a polícia seguiu apenas uma pista, exatamente a que poderia levar a Maurício Sampaio. Acusado pela família de Valério desde o minuto seguinte à morte do radialista, Sampaio está há dez dias como troféu da polícia numa prateleira do Complexo Prisional. Seu advogado, Ney Moura Teles, não consegue sequer ler o inquérito, impedido pela polícia e pela Justiça.


É aí que a Rádio 730 e o portal730.com.br fazem a diferença, pois combatem o arbítrio mesmo sob patrulha intensa. Não se pode concordar que um preso temporário fique permanentemente na cadeia sem que sequer seus defensores conheçam os motivos do encarceramento. Não importa se o preso é pobre ou rico, culpado ou inocente, velho ou novo. Importa que seus direitos são violados e na garantia deles a rádio e o portal sempre agiram. Parte da imprensa e setores da polícia pensam diferente. Decidiram que Sampaio está envolvido na morte de Valério e esse é o domínio do fato. Acabou. Não precisa de prova, de julgamento, de nada. Deixem Sampaio apodrecer na cadeia porque está decidido que ele é o mandante do assassinato, mesmo sem nada que o incrimine. Se existem provas ou indícios, quais são? Onde estão? É desnecessário fazer mistérios, pois um ser humano foi assassinado e outro está mofando numa cela minúscula. A seu modo, ambas com razão, as duas famílias sofrem.

A teoria do domínio do fato, que ganhou corpo durante o julgamento do mensalão, saiu do plenário do Supremo Tribunal Federal direto para as delegacias. Agora, se um policial ou juiz ou parente de vítima tiverem “certeza” de que alguém é o culpado, não é necessário provar a culpa, o apontado já está condenado. O fato que eles ainda não dominam é a Constituição, pela qual o STF deveria zelar. A teoria do domínio do fato acabou com princípios básicos. Por exemplo, transformou a presunção de inocência em certeza de culpa. Pronto, está lá Maurício Sampaio na cadeia sem sequer saber o que há contra si. E sobre isso a Rádio 730 e o portal730.com.br não silenciam.

A rádio e o portal também foram criticados quando defenderam o governador Marconi Perillo, que um tresloucado queria indiciar, e o ex-ministro José Dirceu, que a turba acabou por condenar. Se não há provas ou indícios, não podem haver indiciamento, prisão, pronúncia, condenação. Quem ganha com inocentes presos são os verdadeiros criminosos. Já que os defensores garantem que não foi Sampaio e a polícia em 20 mil dias trabalhados não reuniu contra ele o menor indício, quem então mandou matar Valério Luiz? Houve realmente um mandante? Esse mandante está solto, rindo do inquérito que não chegou a ele? Quem é esse mandante? Ele habita que lugar do mundo ou do imundo ou do submundo?

São essas as interrogações que a rádio e portal deixam no ar. E mais: quem são os envolvidos na morte dos outros 3 mil goianos assassinados desde 2010? Ou nem a polícia nem a Justiça dominam esse fato?

Fonte: Portal Rádio 730

Um comentário:

Márcio Antônio Aguiar disse...

E esta rádio um dia foi de Jorge Kajuru. Hj ele deve esta envergonhado com esta rádio.